EXPERIÊNCIAS COM CONHECIMENTO HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TECENDO ALGUNS ELEMENTOS ORGANIZADORES

Autores

  • Analice Cordeiro dos Santos Victor Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo apresenta reflexões subsidiadas por uma investigação realizada no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, objetivando identificar e refletir sobre possíveis elementos organizadores relacionados ao trabalho pedagógico com temáticas
históricas na educação infantil. A investigação adotou os princípios teórico-metodológicos da abordagem qualitativa, assumindo as diretrizes metodológicas da pesquisa colaborativa, tomando as professoras e crianças, entre quatro e cinco anos, como colaboradoras da investigação. Os dados da pesquisa presentes neste artigo foram construídos por meio de observações da prática, análise de documentos da instituição e entrevistas. Constatou-se que, ao articular esses elementos organizadores no planejamento de experiências
envolvendo as temáticas históricas na educação infantil, os professores dessa etapa da educação estarão contribuindo, de forma intencional e sistemática, com o processo de construção da identidade pessoal pelas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-28