NECESSIDADES FORMATIVAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM CENTRO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Vania Fernandes e Silva UFJF/C.A,João XXIII
  • Marcos Souza Freitas

Resumo

Este artigo apresenta a síntese de uma pesquisa que teve por objetivo identificar as necessidades formativas de professores da educação básica em relação a um curso de formação continuada realizado pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais. Para tanto, partimos das seguintes indagações: quais as expectativas dos professores em relação a esse curso? Essas expectativas foram atendidas? Por quais motivos? Sendo assim, realizamos: (a) pesquisa bibliográfica sobre formação continuada
de professores, tomando por base Shulman (1987), Marcelo García (1999; 2009) e Imbernón (2010); (b) pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas, questionário aberto, observação participante e análise de documentos; e (c) análise dos depoimentos à luz do referencial teórico, utilizando o conjunto de técnicas da análise de conteúdo. Concluímos que cursos dessa modalidade podem contribuir para o desenvolvimento profissional docente, se forem centrados em suas necessidades formativas.


Palavras-chave: Necessidades formativas de docentes. Formação continuada. Desenvolvimento profissional
docente. Centro de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos