APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DA ANTROPOLOGIA E DOS ESTUDOS DO LAZER
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar contribuições à aprendizagem motora na educação infantil (EI), tendo como base os estudos antropológicos e do lazer. Como procedimentos metodológicos, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada nos autores Clifford Geertz, Marcel Mauss e Nelson Carvalho Marcellino. A Antropologia e os estudos do lazer trazem as seguintes contribuições à aprendizagem motora: o entendimento de cultura como uma atividade eminentemente humana e dinâmica na vida social, as técnicas corporais como um ato tradicional e eficaz, os diferentes conteúdos e gêneros do lazer como conhecimentos a serem vivenciados e ressignificados junto aos alunos. Para uma atuação efetiva na educação infantil, é fundamental que o profissional considere a aprendizagem motora, os estudos antropológicos e do lazer como
conhecimentos complementares.
Palavras-chave: Aprendizagem motora. Educação infantil. Cultura. Lazer.