APRENDIZAGEM MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DA ANTROPOLOGIA E DOS ESTUDOS DO LAZER

Autores

  • Cinthia Lopes da Silva UFJF/C.A,João XXIII
  • Milena Avelaneda Origuela

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar contribuições à aprendizagem motora na educação infantil (EI), tendo como base os estudos antropológicos e do lazer. Como procedimentos metodológicos, realizamos uma revisão bibliográfica fundamentada nos autores Clifford Geertz, Marcel Mauss e Nelson Carvalho Marcellino. A Antropologia e os estudos do lazer trazem as seguintes contribuições à aprendizagem motora: o entendimento de cultura como uma atividade eminentemente humana e dinâmica na vida social, as técnicas corporais como um ato tradicional e eficaz, os diferentes conteúdos e gêneros do lazer como conhecimentos a serem vivenciados e ressignificados junto aos alunos. Para uma atuação efetiva na educação infantil, é fundamental que o profissional considere a aprendizagem motora, os estudos antropológicos e do lazer como
conhecimentos complementares.


Palavras-chave: Aprendizagem motora. Educação infantil. Cultura. Lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos