CLOSE READING E A LITERATURA INFANTIL: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Simone Alves Pedersen UFJF/C.A,João XXIII
  • Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo

O estudo da literatura infantil, objeto de muitas pesquisas na formação do leitor, tem gerado interesse multidisciplinar. Em nosso estudo, buscamos a essência da compreensão leitora dos pequenos leitores e as estratégias de leitura que promovam a formação de alunos autônomos. Partimos do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a importância da seleção de obras, com textos de qualidade “comprovada”, são elementos essenciais à formação do leitor. Considerando o cenário apresentado pela
literatura científica, apresentamos dados iniciais de pesquisa de mestrado em andamento, cujos objetivos são identificar como a seleção do livro infantil e estratégias de leitura podem auxiliar professores a orientar aos alunos na compreensão de textos; e mapear procedimentos nacionais e internacionais, validados por pesquisas acadêmicas, de resultado significativo na melhoria da compreensão autônoma e da crítica do texto literário por alunos de ensino fundamental I, a partir de uma perspectiva epistêmica. Nesse artigo, com base em uma breve revisão bibliográfica nacional e internacional que relaciona estratégias de leitura com a autorregulação, apresentamos uma análise do procedimento close reading, a partir de pressupostos teóricos pautados na
perspectiva sociocognitiva (Zimmerman; Schunk, 2001). Por fim, destacamos algumas reflexões sobre a literatura infantil na formação inicial e continuada de professores. A base filosófica-teórica foi encontrada nos textos de Herbert Spencer.


Palavras-chave: Literatura infantil. Métodos de leitura. Estímulo à leitura.

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Publicado

2017-06-28

Edição

Seção

Artigos