Percepção dos impactos ambientais locais: pesquisando ações de educação para o desenvolvimento sustentável na periferia de Canoas/RS

Autores

  • Tania Renata Prochnow ULBRA
  • Maria Eloisa Farias ULBRA

Resumo

Como incorporar a problemática ambiental na escola e comunidade de entorno para provocar reflexões sobre o meio ambiente local? Sob esse enfoque, trabalhou-se a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, procurando desenvolver nos alunos a percepção das ações humanas e seus efeitos ambientais na região, pesquisando interferências históricas, econômicas e sociais. Utilizou-se a pesquisa-ação como metodologia, tendo como população- alvo 25 alunos de escola municipal da periferia urbana, na faixa de 12 a 14 anos. Inicialmente foi aplicado questionário estruturado sondando a percepção prévia; após, foram apresentados vídeos com abordagem histórica, social e ambiental local, realizadas palestras e, por fim, a representação de abordagens ambientais através de desenhos. Na avaliação foi possível estimar a percepção ambiental dos alunos e o reflexo do processo educativo nessa percepção.

How to incorporate environmental issues in the school and surrounding community to provoke reflections on the local environment? In this approach, we worked to Environmental Education for Sustainable Development, seeking
to develop the students perception of human  actions and their environmental effects in the region, researching historical, economic and  social interference. Action research was used as a methodology, targeting population-25 public school students in the urban periphery, in the range 12-14 years. Initially structured questionnaire was applied probing the previous perception; after videos with local historical, social and environmental approach, lectures and, finally, the representation of environmental approaches were presented by drawings. In the evaluation was possible to estimate the students environmental perception and the reflection of educational process in this perception

.¿Cómo incorporar las cuestiones ambientales en la escuela y la comunidad circundante a provocar reflexiones sobre el medio ambiente local? En este enfoque, se trabajó la Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible, que busca desarrollar la percepción de las acciones humanas y sus efectos ambientales en la región, investiga la interferencia histórica, económica y social de los estudiantes. Se utilizó la metodología de investigación-acción, teniendo como población objetivo 25 alumnos de la escuela municipal de periferia urbana, en el rango de 12 a 14 años. Inicialmente se efectos  aplicó cuestionario estructurado para sondear la percepción anterior; después, videos fueron presentados con enfoques históricos, sociales y ambientales locales, realizado conferencias y, por último, la representación de los enfoques ambientales a través de dibujos. En la evaluación fue posible estimar la percepción ambiental de losestudiantes y el reflejo del proceso educativo en esta percepción.

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Biografia do Autor

Tania Renata Prochnow, ULBRA

Doutora em Ciências pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS.

Maria Eloisa Farias, ULBRA

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) – Canoas/RS.

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Publicado

2016-04-05

Edição

Seção

Artigos