Concepção Teórico - Metodológica de Gêneros Textuais em Sala de Aula: Mobilização de prática letradas acadêmicas e escolares

Autores

  • Elizabeth Maria da Silva UFJF
  • Denise Lino de Araújo

Resumo

Este artigo tem como objetivo verificar se professores conhecem a noção de gêneros textuais e, em caso afirmativo,
averiguar que orientações metodológicas oferecem aos alunos quando solicitam a produção desse modelo de
texto. Para tal, o corpus foi constituído de dois conjuntos de dados: (1) questionário respondido por professores
e (2) diários de campo produzidos pela pesquisadora. Os dados, analisados com base nos estudos sobre gêneros
textuais, letramento crítico e formação de professor, sinalizam que os sujeitos focalizados conhecem a concepção
teórica de gêneros, destacando, em seu discurso, práticas letradas acadêmicas, mas, nas aulas observadas,
demonstraram uma concepção metodológica de gêneros fundamentada em práticas escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos