A “língua” e os textos: gramática e tradição no ensino de latim

Autores

  • Fábio da Silva Fortes

Resumo

A ideia de que o latim é uma “língua morta” muitas vezes se perpetua na tradição de seu ensino no Brasil, que se sustenta sobre a descrição morfossintática da língua latina a partir de compêndios gramaticais. Os manuais de gramática latina, ainda que tenham grande valor enciclopédico, retratam a língua em sua imobilidade e, mesmo incorporando sentenças da literatura, não contribuem significativamente para o estudo da língua em funcionamento. Por esse motivo, propomos uma reflexão sobre a didática do latim, defendendo que a gramática tradicional latina não seja o recurso principal para a prática docente de latim, mas que essa prática inclua sistematicamente o monumental legado da cultura escrita latina, considerando não somente os gêneros da literatura – poesia, filosofia, retórica, historiografia etc. – mas também, e especialmente, os textos da tradição gramatical antiga – os gramáticos latinos.

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Publicado

2009-12-10

Edição

Seção

Artigos