O tempo curricular em uma escola de educação em tempo integral

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira
  • Bianca Recker Lauro

Resumo

Este artigo vem apresentar uma pesquisa que teve o objetivo de conhecer como a escola de educação em tempo integral vinha organizando o seu currículo e saber quais eram as percepções dos/das professores/as que trabalham em uma das escolas de educação em tempo integral do município de Juiz de Fora/MG quanto à organização do currículo. Segundo as análises das entrevistas, para os/as professores/as, a organização do tempo curricular está relacionada: às atividades realizadas com as crianças; ao tempo quantitativamente ampliado das crianças e não um tempo qualitativamente aproveitado pelos/as professores/as em suas aulas; ao tempo perpassado pelo cuidar e o educar; e ao tempo extremamente cronológico. O que se percebe é que os/as professores/as têm refletido sobre essa questão, buscando a reorganização do currículo no atendimento a essa nova organização do tempo, desenvolvendo atividades diversificadas, ligadas ao cuidar e ao educar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-09-15

Edição

Seção

Artigos