Análise do grau de funcionalidade do trabalho com os gêneros textuais em manuais didáticos de 1ª a 4ª série

Autores

  • Juliene de Almeida Oliveira
  • Sueli Maria Coelho

Resumo

A construção de conhecimentos inerentes à leitura, à compreensão e à produção de textos requer dos falantes o desenvolvimento de certas habilidades e a construção de sua competência linguística. As obras de referência para o professor sinalizam que essa proficiência linguística advém de um trabalho efetivo e sistematizado com os gêneros textuais, tema que este artigo se propõe a analisar e a discutir. A partir de um cotejo em três obras didáticas do ensino fundamental, analisou-se o trabalho dispensado aos gêneros textuais, verificando a sua adequação para a formação de um leitor proficiente e, consequentemente, de um produtor de textos eficaz. Os dados coletados demonstraram que as obras didáticas, em sua maioria, utilizam o gênero textual como um pretexto para o trabalho com a língua, não explorando as suas características, tampouco sua funcionalidade, aspectos essenciais para a proficiência na leitura e na escrita.

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Publicado

2009-09-15

Edição

Seção

Artigos