As histórias em quadrinhos e o manual didático francês

Autores

  • Rossana Goretti Villa Verde

Resumo

O presente artigo visa, em primeiro lugar, fazer uma análise do gênero “História em Quadrinhos”, passando, em um segundo momento, ao estudo da linguagem icônica, do humor e de suas características, analisando, em seguida, o discurso midiático, para chegar assim a um quadro comparativo entre as Histórias em Quadrinhos utilizadas em veículos de grande divulgação e aquelas empregadas nos manuais didáticos. No intuito de atingirmos nossa finalidade utilizaremos a teoria dos gêneros textuais, fundamentada nos pressupostos teóricos de Luiz Antônio Marcuschi, assim como as bases teóricas de Patrick Charaudeau para elucidar as abordagens concernentes aos três lugares de construção do sentido da máquina midiática: o lugar das condições de produção, o lugar da construção do produto e o lugar das condições de interpretação.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Manuais didáticos. Gêneros textuais. Condições de produção. Condições de interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-07-23