Transtornos mentais comuns em estudantes universitários: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2022.v16.31105

Palavras-chave:

Universitários, Transtornos Mentais Comuns, Prevalência, Revisão Sistemática

Resumo

Transtornos Mentais Comuns (TMC) caracterizam-se por sintomas que causam sofrimento. Esta revisão sistemática teve por objetivo descrever e analisar artigos sobre prevalência de TMC entre universitários brasileiros. A busca foi realizada no Portal da Biblioteca Virtual em Saúde com os descritores “Acadêmicos” OR “Universitários” AND “Transtornos Mentais Comuns”. Dentre os 229 artigos elegíveis, foram incluídos 18. A prevalência de TMC detectada variou de 19% a 55,3%, e em 11 estudos foi maior que 40%; frequência superior às identificadas em estudos internacionais com universitários, nacionais com população geral e outras amostras. Sugere-se medidas de atenção em saúde mental para este público.

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Biografia do Autor

Renata Thurler Lessa, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Graduanda em Psicologia e estudante de Iniciação Científica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Reinaldo Antônio Carvalho, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Professor Titular do Centro Universitário de Votuporanga-SP/UNIFEV. Coordenador da Rede de Saúde Mental de Votuporanga-SP. Mestre e Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP- Guarulhos.

André Luiz Monezi Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Graduado em Psicologia pela Universidade Positivo. Mestre e Doutor em Psicobiologia, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É docente dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia e Linguagens, Mídia e Arte da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Denise De Micheli, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP), com doutorado em Psicobiologia e Pós-Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Associada do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Neurociência, Saúde e Educação na Adolescência (CIENSEA), registrado como Diretório de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2021-12-15