Diferenças de adaptação acadêmica entre estudantes do curso de psicologia

Autores

  • Adriana Soares Universidade Salgado de Oliveira
  • Claudio Almeida Lima Universidade Salgado de Oliveira
  • Giselle Santos Universidade Salgado de Oliveira
  • Isabela Silva Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2019.v13.27231

Palavras-chave:

Adaptação acadêmica, Vivências acadêmicas, Psicologia

Resumo

Objetivou-se identificar as diferenças entre alunos dos três primeiros períodos do curso de psicologia em relação as variáveis relacionadas a adaptação acadêmica. Participaram 426 estudantes universitários que responderam aos questionários e inventários relativos as variáveis. Os dados foram submetidos ao teste ANOVA. Os principais resultados apontam que os estudantes possuem expectativas irrealistas em relação a universidade. Houve aumento do repertório de habilidades sociais de enfrentamento e autoafirmação com risco e diminuição da habilidade de conversação e desenvoltura social em função dos períodos e, nos períodos mais avançados estão mais determinados, apresentam mais autoconhecimento e menos responsabilidade e independência em relação a sua escolha profissional. Em relação a Instituição, estão menos satisfeitos a medida em que o curso avança. 

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Publicado

2020-03-16