Associações entre ansiedade social e habilidades sociais em crianças e adolescentes brasileiros.
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35640Palavras-chave:
Habilidades sociais, ansiedade social, infância, adolescência, Social skills, social anxiety, childhood, adolescence, Habilidades sociales, ansiedad social, infancia, adolescenciaResumo
Este estudo verificou a relação entre habilidades sociais e indicadores de ansiedade social em uma avaliação junto a 187 estudantes, entre 10 a 13 anos, e seus professores. A partir da aplicação do Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças e do Inventário de Fobia Social foi encontrada uma correlação negativa entre ansiedade social e as habilidades de empatia, cooperação e afetividade. A comparação entre grupos com e sem ansiedade social apontou diferenças também em responsabilidade. Foram discutidas as necessidades de intervenção dos estudantes com ansiedade social, baseadas em seus déficits e recursos comportamentais.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders: DSM-5. American Psychiatric Association.
Ates, B. (2016). Social phobia as a predictor of social competence perceived by teenagers. International Education Studies, 9(4), 77–86. https://doi.org/10.5539/ies.v9n4p77
Banerjee, R., & Henderson, L. (2001). Social-cognitive factors in childhood social anxiety: A preliminary investigation. Social Development, 10(4), 558–572. https://doi.org/10.1111/1467-9507.00180
Beidel, D. C., Turner, S. M., Young, J. B., Robert, T. A., Floyd, R. S., & Crosby, L. (2007). Psychopathology of adolescent social phobia. Journal of Psychopathology Behavior Assessment, 29, 47–54. https://doi.org/10.1007/s10862-006-9021-1
Bernstein G. A., Bernat, D., Davis, A. A., & Layne, A. E. (2008). Symptom presentation and classroom functioning in a nonclinical sample of children with social phobia. Depression and Anxiety, 25, 752–760. https://doi.org/10.1002/da.20315
Bolsoni-Silva, A. T. (2009). Estudos de confiabilidade e de validade do roteiro de entrevista de habilidades sociais educativas parentais (REHSE-P). (Tese de Pós-Doutorado) Universidade de São Paulo.
Caballo, V. E. (2003). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Santos.
Clark, D. M. & Beck, A. T. (2012). Terapia Cognitiva para transtornos de ansiedade. Artmed.
Curran, J. P. (1977). Skills training as an approach to the treatment of hetero-social anxiety: A review. Psychological Bulletin, 84(1), 140-157.
D’El Rey, G. J. F., & Pacini, C. A. (2006) Terapia Cognitivo Comportamental da fobia social: Modelos e técnicas. Psicologia em Estudo, 11(2), 75-269. https://doi.org/10.1590/S1413-73722006000200005
Decety, J., & Cowell, M. (2015). Empathy, justice, and moral behavior. American Journal of Bioethics Neuroscience, 6(3), 3-14. https://doi.org/10.1080/21507740.2015.1047055
Del Prette, Z. A.P., & Del Prette, A. (2013). Psicologia das habilidades sociais na infância: Teoria e prática. Editora Vozes.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017a). Competência social e habilidades sociais: Manual teórico prático. Editora Vozes.
Del Prette, Z.A.P., & Del Prette, A. (2017b). Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo. Casa do Psicólogo.
DiPerna, J. C., Lei, P., Cheng, W., Hart, S. C., & Bellinger, J. (2018). A cluster randomized trial of the Social Skills Improvement System-Classwide Intervention Program (SSIS-CIP) in first grade. Journal of Educational Psychology, 110(1), 1–16. https://doi.org/10.1037/edu0000191
Elias, L. C. S., & Amaral, M. V. (2016). Habilidades sociais, comportamentos e desempenho acadêmico em escolares antes e após Intervenção. Psico-USF, 21(1), 49-61. https://doi.org/10.1590/1413-82712016210105
Fernandes, G., & Terra, M. (2008). Fobia social: Estudo da prevalência em duas escolas em Porto Alegre. Jornal Brasileiro de psiquiatria, 57(2), 122 – 126. https://doi.org/10.1590/S0047-20852008000200007
Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2010). Comparando autoavaliação e avaliação de professores sobre as habilidades sociais de crianças com deficiência mental. Interpersona, 4(2), 183-193. https://doi.org/10.5964/ljpr.v412.48.
Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Social Skills Rating System-brazilian version: New exploratory and confirmatory factorial analyses. Avances en Psicología Latinoamericana, 33(1), 135-156. https://doi.org/10.12804/apl33.01.2015.10
Freitas, L. C., Porfírio, J. C. C., & Buarque, C. N. L. (2018). Indicadores de ansiedade social infantil e suas relações com habilidades sociais e problemas de comportamento. Psicologia em Pesquisa, 12(2), 1-10. https://doi.org/10.24879/2018001200200207
Gonçalves, D. A., Mari, J. J., Bower, P., Gask, L., Dowrick, C., Tófoli, L. F., Campos, M., Portugal, F. B., Ballester, D., & Fortes, S. (2014). Brazilian multicenter study of common mental disorders in primary care: Rates and related social and demographic factors. Cadernos de Saúde Pública, 30(3), 623-632. https://doi.org/10.1590/0102-311X00158412
Greco, L. A., & Morris, T. L. (2005). Factors influencing the link between social anxiety and peer acceptance: Contributions of social skills and close friendships during middle childhood. Behavior Therapy, 36, 197–205. https://doi.org/10.1016/S0005-7894(05)80068-1
Gresham, F. M., & Elliott, S. N. (1990). Social skills rating system. American Guidance Services.
Gresham, F. M., Elliott, S. N., Del Prette, Z. A. P., Freitas, L. C., Bandeira, M., & Del Prette, A. (2016). Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SSRS): Manual técnico. (1ª ed). Pearson.
Halls, G., Cooper, P.J., & Creswell, C. (2015). Social communication deficits: Specific associations with Social Anxiety Disorder. Journal of Affective Disorders, 172, 38–42. https://doi.org/10.1016/j.jad.2014.09.040
Hannesdóttir, D. K., & Ollendick, T. H. (2008). Social cognition and social anxiety among icelandic schoolchildren. Child & Family Behavior Therapy, 29(4), 43-58. https://doi.org/10.1300/J019v29n04_03
Hatton, S. C., Hodges, L., & Porter, J. (2003). Social anxiety in childhood: The relationship with self and observer rated social skills. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 44(5), 737-742. https://doi.org/10.1111/1469-7610.00159
Hatton, S. C., Tschernitz, N., & Gomersall, H. (2005). Social anxiety in children: Social skills deficit, or cognitive distortion? Behaviour Research and Therapy, 43(1), 131-141. https://doi.org/1016/j.brat.2003.12.003
Hoffman, M. L. (2000). Empathy and moral development: Implications for caring and justice. Cambridge University Press.
Inderbitzen-Nolan, H. M, Anderson, E. R., & Johnson, H. S. (2007). Subjective versus objective behavioral ratings following two analogue tasks: A comparison of socially phobic and non-anxious adolescents. Journal of Anxiety Disorders, 21, 76–90. https://doi.org/10.1016/j.janxdis.2006.03.013
Isolan, L., Pheula, G., & Manfro, G. G. (2007). Tratamento do transtorno de ansiedade social em crianças e adolescentes. Revista de Psiquiatra Clínica. 34(3), 32-125. https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000300004
Kaskas, M. M., Ryan, P. M., & Davis, T. E. (2017). Treatment of anxiety disorders. In J. Matson (Ed.) Handbook of childhood psychopathology and developmental disabilities treatment. autism and child psychopathology series. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-71210-9_13
Klein, A. M., Liber, J. M., van Lang, N., Reichart, C., Nauta, M., van Widenfelt, B. M., & Utens, E. (2021). The role of social skills in predicting treatment-recovery in children with a social anxiety disorder. Research On Child and Adolescent Psychopathology, Advance online publication. https://doi.org/10.1007/s10802-021-00824-x
Los Reys, A. D., Alfano, C. A., & Beidel, D. C. (2011). Are clinicians’ assessments of improvements in children’s functioning ‘‘global’’? Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 40(2), 281–294. https://doi.org/10.1080/15374416.2011.546043
Miers, A. C., Blöte, A. W., & Westenberg, P. M. (2010). Peer perceptions of social skills in socially anxious and nonanxious adolescents. Journal of Abnormal Child Psychology, 38, 33–41. https://doi.org/10.1016/j.brat.2009.07.017
Miers, A. C., Blote, A. W., Bokhorst, C. L., & Westenberg, P. M. (2009). Negative self-evaluations and the relation to performance level in socially anxious children and adolescents. Behaviour Research and Therapy, 47, 1043–1049. https://doi.org/10.1007/s10802-009-9345-x
Miers, A. C., Blote, A. W., Rooij, M., Bokhorst, C. L., & Westenberg, P. M. (2013). Trajectories of social anxiety during adolescence and relations with cognition, social competence and temperament. Journal of Abnormal Child Psychology, 41, 97-110. https://doi.org/10.1007/s10802-012-9651-6
Motoca, L. M., Williams, S., & Silverman, W. K. (2012). Social skills as a mediator between anxiety symptoms and peer interactions among children and adolescents. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 41(3), 329-336. https://doi.org/10.1080/15374416.2012.668843
Nobre, M. R, & Freitas, L. C. (2021). Social skills and social anxiety in childhood and adolescence: A literature review. Psicologia: Teoria e Prática, 23(2), 1-24. https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP12606
Organização Mundial de Saúde. (2017). Depression and other common mental disorders: Global health estimates. World Health Organization.
Pickering, L., Hadwin, J. A., & Kovshoff, H. (2020). The role of peers in the development of social anxiety in adolescent girls: A systematic review. Adolescent Research Review, 5, 341–362. https://doi.org/10.1007/s40894-019-00117-x
Scharf, M., Kerns, K. A., Rousseau, S., & Kivenson-Baron, I. (2016). Mother-child attachment and social anxiety: Associations with friendship skills and peer competence of Arab children. School Psychology International. 37(3), 271–288. https://doi.org/10.1177/0143034316631179
Scharfstein, L. A., Beidel, D. C., Sims, V. K., & Rendon Finnell, L. (2011). Social skills deficits and vocal characteristics of children with social phobia or Asperger’s disorder: A comparative study. Journal of Abnormal Child Psychology, 39(6), 865-75. https://doi.org/10.1007/s10802-011-9498-2
Silverman, W. K., & Carter, R. (2006). Anxiety disturbance in girl and women. In J., Worel & C. D., Goodheart (Eds). Handbook of girl’s and women’s psychological health: Gender and Well-being across the lifespan (pp. 60 – 68). Oxford University Press.
Sorsdahl, K., Blanco, C., Rae, D. S., Pincus, H., Narrow, W. E., Soliman, S., & Stein, D. J. (2013). Treatment of anxiety disorders by psychiatrists from the American Psychiatric Practice Research Network. Revista Brasileira de Psiquiatria, 35(2), 136-141. https://doi.org/10.1590/1516-4446-2012-0978
Souza, M. A. M. (2017). Transtorno de ansiedade social e mutismo seletivo na infância. In R. M. Caminha, M. G. Caminha, & C. A. Dutra. (Orgs.). A prática cognitiva na infância e adolescência (Vol. 1, pp. 329–365). Sinopsys.
Spence, S. H., Donovan, C., & Toussaint, M. B. (1999). Social skills, social outcomes, and cognitive features of childhood social phobia. Journal of Abnormal Psychology, 108(2), 211-221. https://doi.org/10.1037/0021-843X.108.2.211
Tsui, T. Y. L., Lahat, A., & Schmidt, L. A (2017). Linking temperamental shyness and social anxiety in childhood and adolescence: Moderating influences of sex and age. Child Psychiatry & Human Development, 48, 778–785. https://doi.org/10.1007/s10578-016-0702-z
Vilete, L. (2002). Tradução, adaptação para o português e estudo de qualidade de uma escala para a identificação da fobia social em uma população de adolescentes. (Dissertação) Escola Nacional de Saúde Pública, Rio de Janeiro.
Vilete, L. M. P., Coutinho, E. S. F., & Figueira, I. L. V. A. (2004). Confiabilidade da versão em Português do Inventário de Fobia Social (SPIN) entre adolescentes estudantes do município do Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, 20(1), 89-99. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2004000100023
Wagner, M. F., Dalbosco, S. N. P., Wahl, S. D. Z., & Cecconello, W. W. (2015). Repertório deficitário de habilidades sociais no transtorno de ansiedade social: Avaliação pré-intervenção. In Z. A. P. Del Prette, A. B. Soares, C. S. Pereira-Guizzo, M. F. Wagner & V. B. R. Leme (Orgs.), Habilidades sociais: Diálogos e intercâmbios sobre pesquisa e prática (pp. 349-367). Sinopsys.