Associações entre ansiedade social e habilidades sociais em crianças e adolescentes brasileiros.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35640

Palavras-chave:

Habilidades sociais, ansiedade social, infância, adolescência, Social skills, social anxiety, childhood, adolescence, Habilidades sociales, ansiedad social, infancia, adolescencia

Resumo

Este estudo verificou a relação entre habilidades sociais e indicadores de ansiedade social em uma avaliação junto a 187 estudantes, entre 10 a 13 anos, e seus professores. A partir da aplicação do Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica para Crianças e do Inventário de Fobia Social foi encontrada uma correlação negativa entre ansiedade social e as habilidades de empatia, cooperação e afetividade. A comparação entre grupos com e sem ansiedade social apontou diferenças também em responsabilidade. Foram discutidas as necessidades de intervenção dos estudantes com ansiedade social, baseadas em seus déficits e recursos comportamentais.

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Biografia do Autor

Lucas Cordeiro Freitas, Universidade Federal de São João del Rei.

Professor Adjunto no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Mestre e Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos.

Estágio de pós-doutorado em Fundamentos e Medidas da Psicologia, pela Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2023-05-13