O desempenho em escrita de alunos do Ensino Fundamental: relações com memória, atenção e funções executivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-1247.2023.v17.35623

Palavras-chave:

Desempenho Escolar, Alfabetização, Memória, Atenção, Funções Executivas, School Performance, Literacy, Memory, Attention, Executive Functions, Rendimiento Escolar, Literatura, Memoria, Atención, Funciones Ejecutivas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar qual(is) variável(is) cognitiva(s) prediz(em) o
desempenho em escrita de 227 crianças, com idades entre 8 a 12 anos, matriculadas do 3o ao 5o ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de uma cidade do estado de São Paulo. Os participantes foram avaliados quanto à memória, atenção e funções executivas. Os
resultados das análises apontaram que a memória de trabalho, a atenção e a flexibilidade
cognitiva se correlacionaram significativamente com a escrita e que as habilidades de
memória e atenção são as que melhor respondem ao desempenho em escrita das crianças do Ensino Fundamental I.

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Publicado

2023-07-19