Homeschooling

política pública, estratégia de domínio religioso-político e desmonte da educação brasileira

Autores

  • Andréa Silveira de Souza UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2024.v27.46177

Palavras-chave:

Homeschooling; Educação domiciliar, Religião; Política pública; Fundamentalismo Religioso

Resumo

A educação no Brasil tem se tornado um campo de disputas políticas e ideológicas de considerável relevância. O presente artigo tem como objetivos apontar, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e da exegese do substitutivo ao projeto de lei n° 3.179/2012, que pretende legalizar no país o homeschooling, ou educação domiciliar (aprovado na Câmara de Deputados em 2022 e que, atualmente, encontra-se na Comissão de Educação do Senado - PL 1.388/2022), elementos que oportunizem uma compreensão do modo como uma determinada perspectiva religiosa não só atravessa essa agenda, mas é, sobretudo, um dos seus eixos estruturantes, bem como compreender a concepção de educação que orienta o referido PL. São referenciais teóricos da análise estudiosos do movimento fundamentalista, em especial o reconstrucionista, estudos sobre religião e política no Brasil, e teóricos do campo da educação.

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Biografia do Autor

Andréa Silveira de Souza, UFJF

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, Bacharel e licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia e Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba. 

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

SOUZA, A. S. de. Homeschooling: política pública, estratégia de domínio religioso-político e desmonte da educação brasileira. Numen, [S. l.], v. 27, n. 2, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2024.v27.46177. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/46177. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Religiões e violências em sociedades em conflito