Iniquidade ou elã neo-fundamentalista? Uma análise do discurso evangélico no Brasil contemporâneo e suas aproximações com o evangelicalismo norte-americano

Autores

  • Andréa Silveira de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Wilmar do Valle Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2016.v19.22042

Palavras-chave:

religião, política, neo-fundamentalismo, guerra de cultura

Resumo

Este artigo apresenta uma perspectiva, entre tantas outras possíveis, de compreender o significado do ‘religioso’ atual a partir da sua presença no espaço público. Este estudo é feito por meio da análise de um vídeo produzido e veiculado durante a campanha eleitoral de 2010, no qual o pastor Paschoal Piragine Júnior, na época presidente da Convenção Batista Brasileira, posicionava-se contra o que ele chama de “iniquidade institucionalizada” e convocando os batistas a não votarem no Partido dos Trabalhadores no referido pleito. Para analisarmos o pronunciamento do pastor, partimos da noção de conflito cultural ou guerra de cultura elaborada pelo sociólogo norte-americano James Hunter. Tais conceitos constituem nesta análise “lentes” teóricas, pelas quais procuramos ver o objeto de estudo, e por meio das quais também estabelecemos um diálogo com outros autores e textos que analisam a presença da religião no espaço público brasileiro contemporâneo num contexto de intolerância e conflito religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Silveira de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Substituta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda em Ciência da Religião no Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás e Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Wilmar do Valle Barbosa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Filosofia pela Universidade de Milão

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2017-03-06

Como Citar

SOUZA, A. S. de; BARBOSA, W. do V. Iniquidade ou elã neo-fundamentalista? Uma análise do discurso evangélico no Brasil contemporâneo e suas aproximações com o evangelicalismo norte-americano. Numen, [S. l.], v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.34019/2236-6296.2016.v19.22042. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/22042. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Religião, Secularismo e Laicidade