O giro epistemológico do Ensino Religioso

da confessionalidade à Ciência da Religião Aplicada

Autores

  • Marco Túlio Brandão Sampaio Procópio PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-6296.2024.v27.44710

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Ciência da Religião, Confessionalidade, Giro epistemológico, Ciência da Religião Aplicada

Resumo

O presente artigo objetiva, através de pesquisa bibliográfica e documental, discutir a história do Ensino Religioso e de seu giro epistemológico, evidenciando seu processo de desconfessionalização a partir da década de 1970 e sublinhando sua pertinência para a formação cidadã. Para tanto, discute-se a história do Ensino Religioso desde a fase colonial até a era republicana, apresentando seu giro epistemológico em três momentos: (1) as novas reflexões sobre a disciplina a partir dos anos 1970; (2) a promulgação da lei n. 9.475/97; (3) a homologação da BNCC e das DCNs para as licenciaturas em Ciência(s) da(s) Religião(ões). Por fim, discute-se também a Ciência da Religião no Brasil e sua aproximação com o Ensino Religioso como consolidação desse giro epistemológico. Conclui-se que, em sua história, o Ensino Religioso percorre uma trajetória que vai da confessionalidade à Ciência da Religião Aplicada, passando por um giro epistemológico que rompe com seu passado colonial.

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

BRANDÃO SAMPAIO PROCÓPIO, M. T. O giro epistemológico do Ensino Religioso: da confessionalidade à Ciência da Religião Aplicada. Numen, [S. l.], v. 27, n. 2, 2025. DOI: 10.34019/2236-6296.2024.v27.44710. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/44710. Acesso em: 5 fev. 2025.