A Mistagogia Apofática dos Upanisads na Escola Não-Dualista Advaita Vedanta de Satchidanandendra Saraswati / The Apophatic Mystagogy of the Upanisads in Satchidanandendra Saraswati’s Advaita Vedanta
Abstract
Resumo
O artigo analisa alguns dos aspectos fundamentais da filosofia não-dualista (advaita vedanta) do pensador contemporâneo Satchidanandendra Saraswati em sua obra magna Vedanta Prakriya Pratyabhijna (O Método do Vedanta). Baseado na definição de Sankaracarya (séc. VII) dos Upanisads como ‘conhecimento secreto’ ou ‘instrução secreta’ (rahasya-upadesa), Satchidanandendra
Saraswati desenvolve uma espécie de mistagogia apofática que busca resgatar o sentido original do pensamento upanisádico (adhyaropaapavada) enquanto disciplina racional rigorosa que é ela mesma (i) um ‘estratagema da imaginação’ (kalpita-upaya) justificável apenas em função dos resultados, a saber, (ii) a autorrealização (anubhuti/ moksa); o primeiro aspecto decorre do caráter não-dual (advaita) da Realidade e o segundo de sua natureza não-conceptualizável.
Palavras-chave: Filosofia Indiana; Sankaracarya; Upanisads; Satchidanandendra Saraswati.
Abstract
The article deals with some of the basic features of Satchidanandendra Saraswati’s advaita vedanta as presented in his magum opus Vedanta Prakriya Pratyabhijna (The Method of the Vednta). Elaborating on Sankaracarya’s postulation of the Upanisads as ‘secret knowledge’ or ‘secret instruction’ (rahasya-upadesa), Satchidanandendra Saraswati posits a sort of apophatic mystagogy that seeks to reinstate upanisadic thinking (adhyaropa-apavada) as a rigorous rational discipline understood as (i) a ‘device of imagination’ (kalpita-upaya) acceptable only on account of its results, viz., (ii) self-realisation (anubhuti/moksa); the first aspect justifies the non-dual character (advaita)
of Reality (atman/brahman) and the second, its non-conceptualisable nature.
Keywords: Indian Philosophy; Sankaracarya; Upanisads; Satchidanandendra Saraswati.
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