Cristianismo e Modernidade no Pensamento de João Paulo II
Abstract
O texto busca situar o pensamento de João Paulo II em relação a três leituras filosóficas da modernidade: a tradiconalista, a liberal e a do bem comum republicana. Disto resulta a postura singular do Papa na sua visão da modernidade. Ele ressalta seus aspectos de liberdade mas também sua limitação de engendrar uma sociedade a parte da lei e sabedoria divina e da filosofia das Escrituras. A partir de uma articulação entre Joseph de Maistre, Jacques Maritain e Scheler, João Paulo II combina o valor da liberdade, o princípio do aperfeiçoamento humano e a idéia do bem comum com uma não conciliação com o agnosticismo e o relativismo secular, onde o cristianismo funcionaria como lugar de animação da modernidade. Rejeita a idéia impositiva e teocrática de uma “cristandade sacral” em prol de uma “cristandade profana”, onde o cristanismo reinvindica não um posto de comando, mas uma -influência - a bem da verdade crucial, pois portadora da verdade do Cristo para a razão humana - na sociedade moderna.
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