Cristianismo e Modernidade no Pensamento de João Paulo II

Autores/as

  • Philippe Portier UFJF

Resumen

O texto busca situar o pensamento de João Paulo II em relação a três leituras filosóficas da modernidade: a tradiconalista, a liberal e a do bem comum republicana. Disto resulta a postura singular do Papa na sua visão da modernidade. Ele ressalta seus aspectos de liberdade mas também sua limitação de engendrar uma sociedade a parte da lei e sabedoria divina e da filosofia das Escrituras. A partir de uma articulação entre Joseph de Maistre, Jacques Maritain e Scheler, João Paulo II combina o valor da liberdade, o princípio do aperfeiçoamento humano e a idéia do bem comum com uma não conciliação com o agnosticismo e o relativismo secular, onde o cristianismo funcionaria como lugar de animação da modernidade. Rejeita a idéia impositiva e teocrática de uma “cristandade sacral” em prol de uma “cristandade profana”, onde o cristanismo reinvindica não um posto de comando, mas uma -influência - a bem da verdade crucial, pois portadora da verdade do Cristo para a razão humana - na sociedade moderna.

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Biografía del autor/a

Philippe Portier, UFJF

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Publicado

2011-08-15

Cómo citar

PORTIER, P. Cristianismo e Modernidade no Pensamento de João Paulo II. Numen, [S. l.], v. 12, n. 1 e 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/21783. Acesso em: 25 nov. 2024.