Moda subversiva (?)

bruxas, bordados e ativismo político na Dior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v9.43544

Palavras-chave:

Dior, Ativismo na moda, Arte, Capitalismo artista

Resumo

Por se tratar de uma manifestação sociocultural dinâmica, a moda possui a capacidade de se conectar a vários aspectos da vida social a fim de comunicar ideias e posicionamentos. O principal objetivo dessa pesquisa é explorar os entrecruzamentos entre moda, arte e ativismo político através dos desfiles de moda. Para tanto, inicialmente desenvolvemos um percurso teórico buscando compreender melhor essas relações articulando especialmente com as questões mercadológicas à luz de termos como "capitalismo artista" e “hipermoda” (Lipovetsky e Serroy, 2014). Em seguida, realizaremos uma análise semiótica que terá como corpus dois desfiles apresentados pela Dior em 2023. Ao explorar esses desfiles, foi possível identificar as narrativas e os elementos que a marca utilizou a fim de materializar um apelo político e questionar acerca do alcance e intenção dessa expressão política.

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Biografia do Autor

Adriana Pereira Gomes, Universidade Federal do Ceará

É mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (PPGCOM-UFC) e graduada em Design-Moda pela Universidade Federal do Ceará. Possui pesquisa situada na área de Mídia e Práticas Socioculturais.

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará [https://ror.org/03srtnf24]

É doutora e mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora-Titular aposentada, atuando como professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UFC), através do PROPAP/UFC (Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC).

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Publicado

2024-07-27

Edição

Seção

Submissões