Muito além dos jardins do cinema: imagens das ruínas do presente para cultivar novos futuros
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41898Resumo
Resumo
O ensaio aproxima-se de duas situações fílmicas do cinema contemporâneo. São elas o documentário Meeting The Man: James Baldwin in Paris de Terrence Dixon (1970/2020) e o longa-metragem Bacurau (2019) de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O ensaio localiza a importância dessas obras em seu contexto de distribuição, streaming, enquanto dimensão positiva para elaboração de discursos e narrativas de dissenso na política das imagens. As duas obras adquirem relevância crítica pelas rupturas com o imaginário colonial do cinema e da política, sendo capaz de atualizar a paisagem libidinal performada pela colonização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ali do Espírito Santo, Luis Artur Costa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.