Muito além dos jardins do cinema: imagens das ruínas do presente para cultivar novos futuros
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v9.41898Resumen
Resumo
O ensaio aproxima-se de duas situações fílmicas do cinema contemporâneo. São elas o documentário Meeting The Man: James Baldwin in Paris de Terrence Dixon (1970/2020) e o longa-metragem Bacurau (2019) de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. O ensaio localiza a importância dessas obras em seu contexto de distribuição, streaming, enquanto dimensão positiva para elaboração de discursos e narrativas de dissenso na política das imagens. As duas obras adquirem relevância crítica pelas rupturas com o imaginário colonial do cinema e da política, sendo capaz de atualizar a paisagem libidinal performada pela colonização.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ali do Espírito Santo, Luis Artur Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.