Mario Pedrosa e a Arquitetura Moderna Brasileira
Crítica e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v8.40203Palavras-chave:
Arquitetura Moderna Brasileira, Crítica de arquitetura, Edifício Banco do Brasil, Juiz de Fora, Mário Pedrosa, Minas Gerais, Oscar NiemeyerResumo
O presente texto é resultado de discussões sobre a trajetória de Mario Pedrosa (1900-1981), um dos principais críticos de arte (nacional e internacional) do século XX e de grande importância para a historiografia da arte moderna brasileira. A abrangência de seu conhecimento, compreensão e interpretação sobre a arte moderna possibilitou um amplo entendimento também sobre a arquitetura moderna brasileira que se desenvolveu no século XX. Desta forma, objetiva-se analisar o discurso crítico de Mario Pedrosa sobre a arquitetura moderna brasileira identificando elementos básicos de sua percepção e mobilizando-os em uma análise direcionada a um objeto determinado, que no caso deste trabalho se refere ao edifício da agência do Banco do Brasil, situado na cidade de Juiz de Fora/MG e de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, que se tornou um dos ícones da arquitetura moderna brasileira alcançando também prestígio internacional. O estudo inicia-se com a revisão bibliográfica dos textos de Mario Pedrosa sobre arquitetura, a análise do objeto e a confrontação dos resultados. Não se teve a intenção de esgotar o assunto, mas formular algumas questões importantes que podem ser desenvolvidas em pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elza Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.