Mario Pedrosa e a Arquitetura Moderna Brasileira
Crítica e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2023.v8.40203Palabras clave:
Arquitetura Moderna Brasileira, Crítica de arquitetura, Edifício Banco do Brasil, Juiz de Fora, Mário Pedrosa, Minas Gerais, Oscar NiemeyerResumen
O presente texto é resultado de discussões sobre a trajetória de Mario Pedrosa (1900-1981), um dos principais críticos de arte (nacional e internacional) do século XX e de grande importância para a historiografia da arte moderna brasileira. A abrangência de seu conhecimento, compreensão e interpretação sobre a arte moderna possibilitou um amplo entendimento também sobre a arquitetura moderna brasileira que se desenvolveu no século XX. Desta forma, objetiva-se analisar o discurso crítico de Mario Pedrosa sobre a arquitetura moderna brasileira identificando elementos básicos de sua percepção e mobilizando-os em uma análise direcionada a um objeto determinado, que no caso deste trabalho se refere ao edifício da agência do Banco do Brasil, situado na cidade de Juiz de Fora/MG e de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, que se tornou um dos ícones da arquitetura moderna brasileira alcançando também prestígio internacional. O estudo inicia-se com a revisão bibliográfica dos textos de Mario Pedrosa sobre arquitetura, a análise do objeto e a confrontação dos resultados. Não se teve a intenção de esgotar o assunto, mas formular algumas questões importantes que podem ser desenvolvidas em pesquisas futuras.
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