Artes, trabalho criativo e empreendedorismo cultural e artístico
Alinhamento de possibilidades de uma retórica presente para um futuro decente
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.33420Palavras-chave:
Trabalho criativo, empreendedorismo cultural, artes, Portugal-BrasilResumo
Numa época de imensos desafios socioeconómicos, assomou um conceito que parece ubíquo: o de empreendedorismo, acompanhado por uma narrativa empreendedora que o suporta. O que está por detrás da narrativa empreendedora nas artes e na cultura? É realmente empoderadora como proclama? Como se apõe este fenómeno às realidades portuguesa e brasileira em termos de trabalho criativo nas artes e na cultura? Que tipos de empreendedorismo existem? É isso que nos propomos responder neste artigo. Primeiro, elaboramos um estado da arte para uma análise mais fina do fenómeno do empreendedorismo ao longo dos tempos. Em seguida, estudamos o impacto deste fenómeno em Portugal e no Brasil a partir de dois case studies paradigmáticos: a Casa da Xiclet no Brasil e o Maus Hábitos em Portugal.
Palavras-chave: trabalho criativo; empreendedorismo cultural; artes; Portugal-Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paula Guerra, Henrique Grimaldi Figueredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.