Cultura Visual no âmbito estético-político
atravessamentos entre arte, política e pedagogia na formação de Professores
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v9.43528Palabras clave:
cultura visual, formação estético-política, artes visuais, formação docenteResumen
A partir da perspectiva educativa da cultura visual, o texto examina as relações entre experiências artísticas estético-políticas e formação docente, partindo da produção de artistas latino-americanos. Analisamos os impactos estético-políticos na formação inicial de professores, a partir de uma experiência desenvolvida junto a uma exposição coletiva promovida pelo grupo Referências Cruzadas. O foco do trabalho reside em visibilizar a necessidade da criação de materiais de maior circulação com referências artísticas contemporâneas latino-americanas no contexto da educação básica, bem como na formação docente, visando uma ampliação de repertório no âmbito das artes visuais. Nosso debate é sobre o que se produz a partir da interlocução entre produções artísticas contemporâneas, experiência estético-política e pedagogia. Ao propormos experiências pedagógicas com/a partir das produções artísticas, enredadas pela perspectiva educativa da cultura visual, acreditamos na possibilidade de um olhar atento e sensível à complexidade que intervém nas dimensões sociais e culturais, sobretudo às políticas de representação que interpelam nossas relações com as imagens da arte e da cultura visual.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Guilherme Susin Sirtoli, Lutiere Dalla Valle
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Nava adota a licença Creative Commons CC-BY.
Nossa política de direitos autorais garante aos autores a possibilidade de adaptar e partilhar o conteúdo publicado.
Os autores se mantém como detentores do copyright de seus trabalhos após a publicação.