Cultura Visual no âmbito estético-político

atravessamentos entre arte, política e pedagogia na formação de Professores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2024.v9.43528

Palabras clave:

cultura visual, formação estético-política, artes visuais, formação docente

Resumen

A partir da perspectiva educativa da cultura visual, o texto examina as relações entre experiências artísticas estético-políticas e formação docente, partindo da produção de artistas latino-americanos. Analisamos os impactos estético-políticos na formação inicial de professores, a partir de uma experiência desenvolvida junto a uma exposição coletiva promovida pelo grupo Referências Cruzadas. O foco do trabalho reside em visibilizar a necessidade da criação de materiais de maior circulação com referências artísticas contemporâneas latino-americanas no contexto da educação básica, bem como na formação docente, visando uma ampliação de repertório no âmbito das artes visuais. Nosso debate é sobre o que se produz a partir da interlocução entre produções artísticas contemporâneas, experiência estético-política e pedagogia. Ao propormos experiências pedagógicas com/a partir das produções artísticas, enredadas pela perspectiva educativa da cultura visual, acreditamos na possibilidade de um olhar atento e sensível à complexidade que intervém nas dimensões sociais e culturais, sobretudo às políticas de representação que interpelam nossas relações com as imagens da arte e da cultura visual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Susin Sirtoli, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas (PPGH/UFPel) com bolsa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Educação em Artes e Processo de Formação Estética pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (PPGArtes/UFPel 2022). Especialista em Artes na terminação Ensino e Percursos Poéticos (UFPel, 2021) Licenciado em Artes Visuais pela mesma instituição (UFPel, 2019), com período sanduíche na Universidade de Aveiro, Portugal (2019). Sócio Honorário da Associação Estação Viva, freguesia de Canelas e Fermelã, Estarreja, Portugal. Atualmente é acadêmico do curso de Bacharelado em Museologia (ICH/UFPel). Atua como pesquisador no MIRARTE: Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (UFSM/CNPq) e no Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS/UFPel).

Lutiere Dalla Valle, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - LP4 Educação e Artes-PPGE/UFSM. Doutor em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació - Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestre em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista - Universitat de Barcelona/ Girona/Granada - Espanha/ 2009) - ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández - Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestre em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialista em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) - com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharel em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Líder/Coordenador do MIRARTE: Grupo de Pesquisa em Arte, Cultura Visual e Educação (CNPq). Coordenador do Projeto "Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio cultural na América Latina" (Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e Paraguai).

Publicado

2024-07-27

Número

Sección

Submissões