Arte nos cursos de Pedagogia da Baixada Fluminense
apuros sobre um campo negligenciado
DOI:
https://doi.org/10.34019/2525-7757.2022.v7.36863Palabras clave:
Artes, Pedagogia, Ensino de ArteResumen
Como parte integrante da pesquisa de doutorado do autor, o presente artigo pretende investigar aspectos do ensino de Arte nos cursos de Pedagogia da Baixada Fluminense. A relevância da pesquisa consiste em tratar de um campo pouco explorado academicamente (MARTINS E LOMBARDI, 2015) em uma região alvo de diversas questões geográficas, políticas e curriculares (SOUZA E SOUZA, 2018). A metodologia utilizada na pesquisa, consiste numa abordagem de métodos mistos (CRESSWELL, 2007; VOSGERAU E ROMANOWSKI, 2014), com uma parte quantitativa sobre os cursos e disciplinas artísticas, e uma parte qualitativa sobre o lugar que as Artes ocupam nos currículos (MOREIRA, 2021; ARROYO, 2019). De acordo com as informações levantadas é possível debater sobre alguns apuros que o ensino de Arte vem enfrentando na formação de pedagogos da Baixada Fluminense. Como resultados, se percebem algumas carências que os cursos de Pedagogia investigados mostram sobre a formação artística dos professores pedagogos da região, e o quanto isso pode interferir no primeiro contato com as Artes que as crianças possam ter por meio desses pedagogos formados nesse contexto.
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Derechos de autor 2022 Massuel Bernardi
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