Madalena Schwartz

um percurso migratório na fotografia brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v6.32685

Palabras clave:

Madalena Schwartz, Fotografia, Migrações, Leste Europeu

Resumen

A natureza complexa das migrações implica uma abrangência do fenômeno pelas mais variadas instâncias de criação e de reflexão, dentre as quais a perspectiva artística, e em especial a fotografia, assume um enquadramento propositivo de análise. Neste artigo, pretende-se examinar a questão estudando alguns episódios do percurso migratório de Madalena Schwartz (1921-1993), fotógrafa húngara que se estabeleceu Brasil nos anos 1960, depois de viver na Argentina desde a década de 1930. Essas duas travessias (Budapeste – Buenos Aires – São Paulo) são privilegiadas a fim de investigar as artes, as migrações e a dimensão de gênero como marcadores presentes na experiência de Schwartz, privilegiando dois enfoques centrais. O primeiro enfoque apresenta momentos fotográficos de sua trajetória – como a sua participação no Foto Cine Clube Bandeirante, a criação de ensaios comissionados para revistas, a exibição de retratos em exposições de museus e uma leitura editorial de sua produção em catálogos e fotolivros. O segundo enfoque amplia a análise de Schwartz para as trajetórias de outras fotógrafas imigrantes, como Hildegard Rosenthal, Alice Brill, Maureen Bisilliat e Claudia Andujar, procurando identificar correlações possíveis entre os trânsitos e atuações delas no campo cultural no Brasil. Ambos os enfoques procuram evidenciar as potencialidades expressivas e propostas fotográficas de Madalena Schwartz entre as décadas de 1960 e 1990, percurso no qual a dimensão de gênero é uma categoria transversal, no sentido de identificar os processos de presença e atuação das mulheres nos fluxos migratórios e nas esferas artísticas.

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Biografía del autor/a

André Pitol, Universidade de São Paulo

André Pitol é pesquisador na área de Artes e tem experiência nos tópicos de Artes Visuais, Arte Contemporânea e Afro-Brasileira, Curadoria Digital, História e Crítica da Arte e Fotografia. Estudou na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e na Universidade de São Paulo, onde concluiu graduação em Artes Visuais - bacharelado em Gravura (2013), mestrado em História, Teoria e Crítica de Arte (2016). Atualmente realiza doutorado sobre Curadoria Digital em projetos artísticos contemporâneos do Leste Europeu. 

Desenvolveu extensa pesquisa sobre a produção fotográfica de Alair Gomes, que resultou nos trabalhos Alair Gomes: fotografia, crítica de arte e discurso da sexualidade (2013) e “Ask me to send these photos to you”: a produção artística de Alair Gomes no circuito norte-americano (2016), com a publicação de um artigo na revista inglesa Photographies Journal (2019). Como pesquisador assistente, também fez parte de projeto de Seminário Longitudes: a formação do artista contemporâneo no Brasil (2014) e o projeto temático Um Adendo Moderno: a representação iugoslava nas Bienais de São Paulo (1953-1961) (MAC-USP 2017).

Em 2018, fez parte do projeto Consultas Curatoriais do Pivô (SP) e, em 2019, participou da 3º ed. do projeto Tecnologias e Arte em Rede: Tecnologias Negras, com os cursos Black Cloud: Glossário Tecnológico para Artistas e Pesquisadores Negros (SESC Pinheiros) e How To Black: Manual de Procedimentos Tecnológicos em Experimentos Artísticos (SESC 24 de Maio). Na área docente, atua como bolsista-facilitador no Programa Formação Didático Pedagógico para cursos na modalidade a distância, da UNIVESP. É membro do Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais (GP_ADMD), da ECA-USP e integrante do Grupo de Crítica de Arte do Centro Cultural São Paulo (2019–2020). Desde 2017, é parecerista ad hoc de revistas acadêmicas de artes e fotografia, como Palíndromo (UDESC) e Photographies (Inglaterra).

Publicado

2021-08-13