Serial Intervals from the Perspective of Cultural Series

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.35846

Keywords:

Cultural series, serial intervals, intermediality, transmedia, film, Netflix.

Abstract

O conceito de intervalo, à medida que existe apenas negativamente, através de uma ausência, torna possível explorar a genealogia da mídia e a intermidialidade a partir de uma nova perspectiva, e mais particularmente, no presente caso, examinar nosso entendimento do cinema com respeito aos muitos e mutantes modos como ele ocupa seu espaço no ambiente de mídia. Para isso, o presente artigo propõe examinar o conceito de intervalo da perspectiva do conceito de séries culturais. A instituição, como um agente para definir a identidade de cada mídia, e como fiadora do “RG” da mídia, frequentemente age como um administrador dos intervalos de identidade que separam e distinguem as mídias. Nesse sentido, a sala de cinema, no entender de alguns, fornece o intervalo de identidade decisivo para distinguir o cinema de outras formas de imagens em movimento. De nossa parte, argumentamos em favor de uma leitura serial que clama para que os aspectos fixos desses intervalos institucionalizados separando as mídias sejam transcendidos e para que a categoria dos intervalos de mídia sejam revisados e reorganizados – não hesitando, no processo, em reinterpreta-los ou modificá-los ou criar novos para as necessidades da pesquisa.

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Author Biography

Christian H. Pelegrini, IAD-UFJF

PhD. in Audiovisual Media and Processes (from ECA-USP), Master in History of Sciences (from PUC-SP), Bachelor in Broadcasting (from UNESP). Professor of Undergraduate program of Film and Audiovisual at IAD-UFJF and Professor of Graduate program of Arts, Language and Culture at the same institution. Researches audiovisual narratives, comedy, and narratology.

Published

2021-12-14 — Updated on 2021-12-26

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