Intervalos Seriais da Perspectiva das “Séries Culturais”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.35846

Palabras clave:

Séries culturais, Intervalos seriais, Intermidialidade, Transmídia, Cinema, Netflix

Resumen

O conceito de intervalo, à medida que existe apenas negativamente, através de uma ausência, torna possível explorar a genealogia da mídia e a intermidialidade a partir de uma nova perspectiva, e mais particularmente, no presente caso, examinar nosso entendimento do cinema com respeito aos muitos e mutantes modos como ele ocupa seu espaço no ambiente de mídia. Para isso, o presente artigo propõe examinar o conceito de intervalo da perspectiva do conceito de séries culturais. A instituição, como um agente para definir a identidade de cada mídia, e como fiadora do “RG” da mídia, frequentemente age como um administrador dos intervalos de identidade que separam e distinguem as mídias. Nesse sentido, a sala de cinema, no entender de alguns, fornece o intervalo de identidade decisivo para distinguir o cinema de outras formas de imagens em movimento. De nossa parte, argumentamos em favor de uma leitura serial que clama para que os aspectos fixos desses intervalos institucionalizados separando as mídias sejam transcendidos e para que a categoria dos intervalos de mídia sejam revisados e reorganizados – não hesitando, no processo, em reinterpreta-los ou modificá-los ou criar novos para as necessidades da pesquisa.

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Biografía del autor/a

Christian H. Pelegrini, IAD-UFJF

Doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, Mestre em História da Ciência pela PUC-SP, Formado em Rádio e TV pela UNESP. Professor dos curso de Cinema e Audiovisual do IAD e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do IAD. Pesquisa narrativas audiovisuais, comédia e narratologia.

Publicado

2021-12-14 — Actualizado el 2021-12-26

Versiones

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