Artes, trabalho criativo e empreendedorismo cultural e artístico

Alinhamento de possibilidades de uma retórica presente para um futuro decente

Autores

  • Paula Guerra Universidade do Porto
  • Henrique Grimaldi Figueredo Doutorando em Sociologia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34019/2525-7757.2021.v7.33420

Palavras-chave:

Trabalho criativo, empreendedorismo cultural, artes, Portugal-Brasil

Resumo

Numa época de imensos desafios socioeconómicos, assomou um conceito que parece ubíquo: o de empreendedorismo, acompanhado por uma narrativa empreendedora que o suporta. O que está por detrás da narrativa empreendedora nas artes e na cultura? É realmente empoderadora como proclama? Como se apõe este fenómeno às realidades portuguesa e brasileira em termos de trabalho criativo nas artes e na cultura? Que tipos de empreendedorismo existem? É isso que nos propomos responder neste artigo. Primeiro, elaboramos um estado da arte para uma análise mais fina do fenómeno do empreendedorismo ao longo dos tempos. Em seguida, estudamos o impacto deste fenómeno em Portugal e no Brasil a partir de dois case studies paradigmáticos: a Casa da Xiclet no Brasil e o Maus Hábitos em Portugal.

Palavras-chave: trabalho criativo; empreendedorismo cultural; artes; Portugal-Brasil.

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Publicado

2021-12-14

Edição

Seção

Artigos