Notícias

Dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”

2022-10-20

Dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”

Editor convidado: Marcelo Ribeiro

Recentemente, o legado de Mario Pedrosa nas artes visuais e na militância socialista foi revisitado em publicações e eventos que homenageavam os 120 anos de seu nascimento (2020) e os 40 anos de seu falecimento (2021). Tais eventos compartilhavam de um mesmo esforço para localizar Pedrosa como personagem importante de uma série de eventos do campo político e artístico, como o surgimento do trotskista no Brasil, a orientação e legitimação dos primeiros artistas brasileiros adeptos ao abstracionismo, o debate sobre a construção de Brasília, a colaboração com o governo chileno de Allende através da organização do Museo de la Solidaridad e a participação na criação do Partido dos Trabalhadores. Estes e outros momentos fundamentais da trajetória de Pedrosa ressaltam sua influência entre artistas, militantes, críticos e instituições, caracterizando-o como uma importante personalidade da história cultural e política brasileira no  século XX. 

Tendo em vista uma nova contribuição para esta recente retomada dos estudos pedrosianos e sua relevância para a compreensão da arte moderna e contemporânea brasileira no atual momento de comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, convocamos a colaborações de pesquisadores para o dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”. 

O dossiê tem como principal objetivo destacar as reverberações e os impactos do pensamento pedrosiano no campo cultural para além de sua atuação e práticas, enfatizando a circulação de suas ideias, relevâncias e os possíveis usos de sua abordagem teórica para a interpretação do fenômeno artístico.

 

Este dossiê aceita a submissão de trabalhos de mestrandos.     Data limite de envio: 31 de janeiro de 2023. Saiba mais sobre Dossiê “Atualidade de Mario Pedrosa”

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2022): Nava 11
					Visualizar v. 7 n. 2 (2022): Nava 11

Revista Nava 11

Publicado: 2022-07-20

Edição completa

Ensaios Visuais

Ver Todas as Edições

Com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão sobre arte, pensada de forma expandida e transversal, a REVISTA NAVA realiza a publicação científica e interdisciplinar de artigos inéditos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções assim como experimentos visuais, sonoros e demais formas de difusão de pesquisas que abrangem as áreas de artes, cinema, audiovisual, música, moda, design e assuntos correlatos. A revista é um periódico do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens, da Universidade Federal de Juiz de Fora, foi criada em 2015, e possui edições semestrais. Seu título é uma homenagem ao escritor e memorialista Pedro Nava, nascido em Juiz de Fora.