Explorando a fermentação das leveduras: uma Abordagem Ativa no Ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45114

Palavras-chave:

Fermentação alcoólica, Leveduras, Sequência Didática Investigativa

Resumo

Aulas expositivas passivas prejudicam a atenção e motivação dos alunos, não permitindo que sejam o foco da aprendizagem. Para contornar isso, propôs-se aplicar uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a fermentação alcoólica das leveduras no segundo ano do ensino médio na disciplina de biologia. O tema é considerado complexo devido a conceitos novos e processos metabólicos envolvendo biologia e química. A SEI foi dividida em cinco etapas (apresentação do tema, problematização, observação de experimento, atividade prática com discussão de dados e conclusão). Houve aumento significativo na atenção e motivação dos alunos, permitindo interação com o professor. A implementação da SEI, mostrou-se útil e prazerosa, melhorando a aprendizagem e promovendo a experimentação científica em sala de aula.

Referências

ALBUQUERQUE, G. G.; BRAGA, R. P. da S.; GOMES, V. Conhecimento dos alunos sobre microrganismos e seu uso no cotidiano. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 2(1), 58-68, 2012. Disponível em: https:// publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/1913/0. Acesso em: 17 de nov. 2023.

ARONICA, L.; ROBINSON, K. Escolas Criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: DE CARVALHO, A. M. P.; DE AZEVEDO, M. C. P. S.; DO NASCIMENTO, V. B.; DE MORAIS CAPPECHI, C. M.; VANNUCCHI, A. I.; DE CASTRO, R. S.; PIETROCOLA, M.; VIANNA, D. M.; ARAÚJO, R. S. Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Cengage Learning, 2004. p. 19-33.

BARBERÁN, A. et al. Microbes should be central to ecological education and outreach. Journal of Microbiology & Biology Education, 17(1), 23-28, 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4798807/pdf/jmbe-17-23.pdf. Acesso em: 17 de nov. 2023.

BARBOSA, F. G.; OLIVEIRA, N. C. De; Estratégias para o Ensino de Microbiologia: uma Experiência com Alunos do Ensino Fundamental em uma Escola de Anápolis-GO. UNOPAR Científica, Ciências Humanas e Educação, 16(1), 5-13, 2015. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/326. Acesso em: 17 nov. 2023.

BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 03 abr. 2023.

BRANT, F. P.; SIERAU, L. D.; PETINARI, L.; LEONHARDT, L. M.; PETINARI, R. B. Biologia celular voltada para o ensino da medicina. Diamantina: UFVJM, 2020. 181 p. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2231. Acesso em: 11 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

CARVALHAL, M. L. C. Projeto Microbiologia para Todos. 2023. Disponível em: http://microbiologia.icb.usp.br/cultura-e-extensao/microbiologia-para-todos. Acesso em: 17 de nov. 2023.

CARVALHO, J. S. O discurso pedagógico das diretrizes curriculares nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa, p. 155-165, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/GFc8FrfHfJKKtmJjBBzrkCR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 21 nov. 2023.

CUNHA, M. B.; OMACHI, N. A.; RITTER, O. M. S., NASCIMENTO, J. E.; MARQUES, G. Q.; LIMA, F. O. Metodologias ativas: Em busca de caracterização e definição. Preprint from SciELO Preprints, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.3885. Acesso em: 23 jun. 2024.

DE CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: DE CARVALHO, A. M. P.; DE OLIVEIRA, C. M. A.; SCARPA, D. L.; SASSERON, L. H.; SEDANO, L.; SILVA, M. B.; DE MORAIS CAPECCHI, M. C. V.; DOS SANTOS ABIB, M. L. V.; BRICCIA V. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-20.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos em métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências. 13(1), 259-272, 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf. Acesso em: 21 nov. 2023.

DE SOUZA, J. N.; KASSISSE, D. M. G. Fermentação. Vídeo do Youtube. Disponível em: https://moocs.ggte.unicamp.br/course/biologiainvestigativa/lesson/fermentacao#/1. Acesso em: 04 abr. 2023.

FIALHO, W. C. G. As dificuldades de aprendizagem encontradas por alunos no ensino de biologia. Praxis, v.1, no1, p. 53-70, 2013.

GARCIA, J. O futuro das práticas de interdisciplinaridade na escola. Revista Diálogo Educacional, 12(35), 211-232, 2012. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981416X2012000100011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 21 nov. 2023.

GOERGEN, P. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade, v. 19, p. 53-79, 1998. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/mnKFZpVw6hrfb3Jpd3kvR3H/?lang=pt. Acesso em: 11 jun. 2024.

GONÇALVES, T. M. A guerra imunológica das células contra os patógenos: a proposta de um modelo didático tridimensional de baixo custo para simulação da resposta imune celular mediada por linfócitos T CD8+. Brazilian Journal of Development, 7(1): 4.854-4.860, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/23099/18554. Acesso: 03 abr. 2023.

GONÇALVES, T. M. Identifying and observing the alcoholic fermentation of yeasts (Saccharomyces cerevisiae): a simple and low-cost experiment in the discipline of Biology. Research, Society and Development, 11(3): e51511317854, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i3.17854. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17854/23497. Acesso em: 03 abr. 2023.

KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. Edusp, São Paulo, 199p, 2019.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez Editora, 2009.

MIRANDA, V. B. S.; LEDA, L.R; PEIXOTO, G. F. A importância da atividade de prática no ensino de biologia. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 3(2): 85-101, 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2010/1117 Acesso em: 03 abr. 2023.

MOUSINHO, S. H. A interdisciplinaridade no alcance de todos. Revista Educação Pública. 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/12/a-interdisciplinaridade-ao-alcance-de-todos. Acesso em: 21 nov. 2023.

MURATA, N. G.; OLIVEIRA, A. L. Identificação e Análise de Atividades Investigativas em Livros Didáticos de Biologia. In XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0935-1.pdf. Acesso em: 03 abr. 2023.

OLIVEIRA, F. K. C.; OLIVEIRA, G. C. S. A sequência didática “Adolescência e Puberdade”: relato de experiência em aula remota. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 12, n. 6, p. 1–18, 2021. DOI: 10.26843/ rencima.v12n6a12. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3206. Acesso em: 22 nov. 2023.

PECHLYIE, M. M. Sobre sequências didáticas. In: PECHLYIE, M. M. Ensino de ciências e Biologia: a construção de conhecimento a partir de sequencias didáticas. São Paulo: Editora Baraúna, 2018.

PORTABILIS (2023). Interdisciplinaridade: por que adotar essa metodologia?. Disponível em: https://blog.portabilis.com.br/o-que-e-interdisciplinaridade-e-por-que-adotar-essa-metodologia/. Acesso em: 22 nov. 2023.

SOUZA, A. L. A.; VILAÇA, A. L A.; TEIXEIRA, H. B. A metodologia ativa e seus benefícios no processo de ensino aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.1, Jan. 2021.

SOUZA, J. N.; KASSISSE, D. M. G. 05 profbio topico 1 fermentacao – MOOC GTE, UNICAMP. 2023. Disponível em: https://moocs.ggte.unicamp.br/course/biologiainvestigativa/lesson/fermentacao. Acesso em: 13 abr. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-26

Como Citar

MARETTI GONÇALVES, T.; LUCIANA AURORA SOARES DO AMARAL, D. .; ELAINE ALMEIDA, P. Explorando a fermentação das leveduras: uma Abordagem Ativa no Ensino de Biologia. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–9, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45114. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45114. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)