Explorando a fermentação das leveduras: uma Abordagem Ativa no Ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.45114

Palavras-chave:

Fermentação alcoólica, Leveduras, Sequência Didática Investigativa

Resumo

Aulas expositivas passivas prejudicam a atenção e motivação dos alunos, não permitindo que sejam o foco da aprendizagem. Para contornar isso, propôs-se aplicar uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) sobre a fermentação alcoólica das leveduras no segundo ano do ensino médio na disciplina de biologia. O tema é considerado complexo devido a conceitos novos e processos metabólicos envolvendo biologia e química. A SEI foi dividida em cinco etapas (apresentação do tema, problematização, observação de experimento, atividade prática com discussão de dados e conclusão). Houve aumento significativo na atenção e motivação dos alunos, permitindo interação com o professor. A implementação da SEI, mostrou-se útil e prazerosa, melhorando a aprendizagem e promovendo a experimentação científica em sala de aula.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-26

Como Citar

MARETTI GONÇALVES, T.; LUCIANA AURORA SOARES DO AMARAL, D. .; ELAINE ALMEIDA, P. Explorando a fermentação das leveduras: uma Abordagem Ativa no Ensino de Biologia. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–9, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.45114. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45114. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

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Relatos de experiência

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