Jogo de tabuleiro: a história das vacinas com materiais usados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44754

Palavras-chave:

Vacinas, Materiais Recicláveis, Jogos Didáticos

Resumo

O estudo apresenta o desenvolvimento e aplicação do Jogo de Tabuleiro: A História das Vacinas com Materiais Usados, uma abordagem lúdica e interativa que visa promover o aprendizado sobre vacinas de forma envolvente. Utilizando materiais reciclados na sua confecção, o jogo foi introduzido aos alunos do oitavo e sétimo ano, envolvendo-os em uma experiência educativa única. Durante o jogo, os alunos foram desafiados a responder perguntas sobre a história das vacinas, estimulando não apenas o conhecimento, mas também habilidades cognitivas, como pensamento crítico e tomada de decisões estratégicas. Apesar de algumas ausências, a maioria dos alunos demonstrou alto engajamento e interesse, participando ativamente das atividades propostas. As discussões geradas durante o jogo proporcionaram uma compreensão mais profunda do tema, destacando sua eficácia como ferramenta educacional. A colaboração entre eu, como pesquisadora, e os alunos evidenciou a importância de diversificar os métodos pedagógicos para atender às necessidades dos alunos contemporâneos. Em suma, o jogo de tabuleiro ofereceu uma experiência educativa estimulante, permitindo que os alunos não apenas absorvessem conhecimento, mas também desenvolvessem habilidades essenciais para a vida, enquanto se divertiam.

Referências

ANTONIO, Anderson Igomar et al. Materiais recicláveis/reutilizáveis: reflexões acerca do uso em sala de aula. IV Congresso Internacional de Memória e Formação Docente – CIMFOR, 2021. Disponível em . Acessos em 05 dez. 2023.

ARAÚJO, Gabriela Marques et al. (2022). A importância da vacinação como promoção e prevenção de doenças: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Enfermagem, 19, e10547. Disponível em <https://doi.org/10.25248/ reaenf.e10547.2022>. Acessos em 05 dez. 2023.

BARBOSA, Ana Beatriz Silva et al. Vacinas: primórdios de uma prática da saúde. Vaccines: the beginnings of a health practice. Científic@ - Multidisciplinary Journal,8(2), 1-15, 2021. Disponível em <https://doi.org/https://doi. org/10.37951/2358-260X.2021v8i2.5909>. Acessos em 02 dez. 2023.

COLOMBO, Daniel Augusto. Jogos didáticos como instrumentos de ensino. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 3, p. 78-83, 21 nov. 2019. Disponível em <https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11184>. Acessos em 02 dez 2023.

CONCEIÇÃO, Alexandre Rodrigues da; MOTA, Maria Danielle Araújo; BARGUIL, Paulo Meireles. Jogos didáticos no ensino e na aprendizagem de Ciências e Biologia: concepções e práticas docentes. Research, Society and Development, v. 9., n. 5, e165953290-e165953290, 2020. Disponível em <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/ article/view/3290.>. Acessos em 02 dez 2023.

CRUZ, Dulce Márcia; RAMOS, Daniele Karine. Informática na Educação: games, inteligência artificial, realidade virtual/aumentada e computação ubíqua. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, livro 7, 2021, p. 1-27. Disponível em <https://ieducacao.ceie-br.org/games-e-formacao-docente>. Acessos em 05 dez. 2023.

GONZAGA, Glaucia Ribeiro et al. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Educação Pública, v. 17, Ed. 7, 2017.

SANTANA, E. Moraes de; DE BRITO, D. Rezende. Atividades lúdicas como elementos mediadores da aprendizagem no ensino de ciências da natureza. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 1007-1011, 2009. Disponível em <https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/293892>. Acessos em 02 dez. 2023.

SOUSA, Adriano Silva de. Vaccinus: uma proposta de intervenção pedagógica no ensino de ciências. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 4a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-25

Como Citar

VARGAS, C. .; SAKURADA ARANHA WATANABE, A.; DEMÉTRIO DE LIMA RIBEIRO, C. Jogo de tabuleiro: a história das vacinas com materiais usados. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–8, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44754. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/44754. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)