Campanha de sensibilização sobre o HIV/AIDS no Ensino de Biologia e Saúde

Autores

  • Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0001-7230-1812
  • Aripuanã Sakurada Aranha Watanabe Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Christiano Demétrio de Lima Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0009-0009-0912-8581

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44694

Palavras-chave:

HIV, Ensino de Biologia, Sala de aula invertida, Construção do conhecimento, Educação em saúde

Resumo

O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) atualmente pode ser controlado por meio de antirretrovirais, além de haver disponíveis medidas profiláticas que evitam a contaminação, dentre elas as intervenções de educação em saúde. Todavia, até 2022, uma quantidade expressiva de sujeitos foi diagnosticada com o vírus, apontando para a relevância de um trabalho pedagógico sobre a infecção e suas consequências. Destarte, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a construção discente de uma campanha de sensibilização sobre o HIV/AIDS em duas turmas do Ensino Médio. Para tanto, utilizamos a sistematização de experiências como método que permite a organização e reflexão ordenada de vivências em um dado campo empírico. No âmbito da intervenção, a metodologia ativa utilizada foi a sala de aula invertida, integrada aos seguintes métodos: pesquisa bibliográfica, rodas de conversa, jogo e estudo de caso. Através de tais recursos, os estudantes buscaram informações em espaços extraclasse, as esmiuçaram em discussões e debates e as aplicaram em desafios lúdicos e de análise de situações cotidianas. Esses favoreceram a apropriação de conhecimentos sobre o HIV para a construção e divulgação de materiais que resultaram em uma campanha de sensibilização sobre o tema. Por meio da intervenção, observamos a participação ativa dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando o protagonismo discente, além da priorização da construção do conhecimento em detrimento da transmissão magistral de informações. Ademais, as estratégias adotadas ensejaram o trabalho de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, com a aplicação significativa e contextualizada do tema.

Referências

BERGMANN, Jonathan. Aprendizagem invertida para resolver o problema do dever de casa. Tradução: Henrique de Oliveira Guerra. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Aids/HIV. Brasília, DF, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/ assuntos/saude-de-a-a-z/h/Aids-hiv-1/Aids-hiv> Acesso em 27 de jan. de 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim epidemiológico: HIV/Aids 2022. Brasília, DF, 2022.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CASTANHO, Maria Eugênia. Da discussão e do debate nasce a rebeldia. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas, SP: Papirus, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. HOLLIDAY, Oscar Jara. Sistematização de experiências: algumas apreciações. In:

BRANDÃO, Carlos Rodrigues; STRECK, Danilo Romeu (org.). Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006. KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2007.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações problemas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MADIGAN, Michel et al. Microbiologia de Brock. 14 ed. Tradução: Alice Freitas Versiani et al. Porto Alegre: Artmed, 2016.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21 ed. São Paulo: Papirus, 2013.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. In: MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da aprendizagem. 2 ed. São Paulo: EPU, 2015.

MOURA, Jónata Ferreira de; NACARATO, Adair Mendes. A entrevista narrativa: dispositivo de produção e análise de dados sobre trajetórias de professores. Cad. Pes. São Luís, v. 24, n. 1, 2017.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações problemas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? 20 ed. Tradução: Ivette Braga. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011. PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 17 ed. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim; Paulo Sérgio Lima Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.

REECE, Jane et al. Biologia de Campbell. 10 ed. Tradução: Anne D. Villela. Porto Alegre: Artmed, 2015.

RODRIGUES, Abraão Carneiro do Carmo Rodrigues; SAMPAIO, Tiago Santos; SAMPAIO, Márcio Santos. O google forms no ensino de biologia: flexibilizando e dinamizando o trabalho pedagógico na EJA. In: SILVEIRA, Jader (Org.) Educação e Transformação: metodologias inovadoras – volume 2. Formiga, MG: Editora Ducere, 2023.

STENGERS, Isabelle. Uma outra ciência é possível: manifesto por uma desaceleração das ciências. Tradução Fernando Silva e Silva. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-23

Como Citar

CARNEIRO DO CARMO RODRIGUES, A.; SAKURADA ARANHA WATANABE, A. .; DEMÉTRIO DE LIMA RIBEIRO, C. . Campanha de sensibilização sobre o HIV/AIDS no Ensino de Biologia e Saúde. Lynx, [S. l.], v. 4, p. 1–9, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2024.v4.44694. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/44694. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)