Campanha de sensibilização sobre o HIV/AIDS no Ensino de Biologia e Saúde
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2024.v4.44694Palavras-chave:
HIV, Ensino de Biologia, Sala de aula invertida, Construção do conhecimento, Educação em saúdeResumo
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) atualmente pode ser controlado por meio de antirretrovirais, além de haver disponíveis medidas profiláticas que evitam a contaminação, dentre elas as intervenções de educação em saúde. Todavia, até 2022, uma quantidade expressiva de sujeitos foi diagnosticada com o vírus, apontando para a relevância de um trabalho pedagógico sobre a infecção e suas consequências. Destarte, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a construção discente de uma campanha de sensibilização sobre o HIV/AIDS em duas turmas do Ensino Médio. Para tanto, utilizamos a sistematização de experiências como método que permite a organização e reflexão ordenada de vivências em um dado campo empírico. No âmbito da intervenção, a metodologia ativa utilizada foi a sala de aula invertida, integrada aos seguintes métodos: pesquisa bibliográfica, rodas de conversa, jogo e estudo de caso. Através de tais recursos, os estudantes buscaram informações em espaços extraclasse, as esmiuçaram em discussões e debates e as aplicaram em desafios lúdicos e de análise de situações cotidianas. Esses favoreceram a apropriação de conhecimentos sobre o HIV para a construção e divulgação de materiais que resultaram em uma campanha de sensibilização sobre o tema. Por meio da intervenção, observamos a participação ativa dos sujeitos no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando o protagonismo discente, além da priorização da construção do conhecimento em detrimento da transmissão magistral de informações. Ademais, as estratégias adotadas ensejaram o trabalho de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais, com a aplicação significativa e contextualizada do tema.
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