A virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2022.v16.35662

Palavras-chave:

Mediação radical, Ensino-aprendizagem, Cognição atuada, Afetos, Lúdico

Resumo

O artigo apresenta as bases conceituais para uma articulação entre tecnologias e humanos no contexto dos processos comunicacionais e cognitivos contemporâneos. Desde 2007, os autores investigam as competências cognitivas desenvolvidas nas vinculações com mídias digitais e produtos culturais. Os achados dessas investigações (REGIS et al., 2009) revelaram que as competências da comunicação contemporânea não se reduzem ao conceito clássico de cognição como processo analítico e intelectual, uma vez que envolvem, de maneira integrada, corpo, afetos e sociabilidade. A importância do corpo e das intensidades afetivas nas práticas de comunicação digital levantou a questão sobre de que modo corpo, tecnologia e afetos (fatores não conscientes) interferem nos processos mentais conscientes. Para contribuir com essa questão, o presente artigo propõe uma base teórica — denominada “virada afetiva na comunicação” — que se sustenta sobre as contribuições da cognição atuada, da teoria dos afetos e do lúdico. Essa base teórica foi formulada a partir de reflexões teóricas e pesquisas empíricas em escolas que permitiram observar a centralidade do corpo e dos afetos nessas vinculações cotidianas com produtos culturais multimídia e concluir que essa virada afetiva da comunicação contemporânea requer a construção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação formal e não formal.

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Biografia do Autor

Fátima Regis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Professora do PPGCOM-UERJ.

José Messias, Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz

Doutor em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Professor do PPGCOM-UFMA-Imperatriz. 

Letícia Perani, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Comunicação (PPGCOM-UERJ). Professora Adjunta do Instituto de Artes e Design.

Raquel Timponi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Comunicação e Cultura (ECO/UFRJ). Professora do Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação (PPGCE/UFU).

Alessandra Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação (PPGCOM/UERJ), pesquisadora da Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV/DAPP).

 

 

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

REGIS, F. .; MESSIAS, J.; PERANI, L.; TIMPONI, R.; MAIA, A. A virada afetiva na comunicação e na aprendizagem: mediação radical, lúdico e cognição atuada. Lumina, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 23–41, 2022. DOI: 10.34019/1981-4070.2022.v16.35662. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/35662. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Seção

Artigos