Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores
Palavras-chave:
Educação midiática, competência midiática, participação, atitude crítica, emoção, estética, linguagem, interaçãoResumo
As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.
Downloads
Referências
http://ec.europa.eu/culture/media/literacy/docs/studies/study.pdf. Acesso em: 12 de junho de 2011.
FERRÉS J. & AL. Competencia mediática. Investigación sobre el grado de competência
de la ciudadanía em España. Madrid: Ministerio de Educacíon, 2011.
FERRÉS J. La competência em comunicación audiovisual: dimensiones e indicadores. Comunicar, 29; 100-107, 2007.
FERRÉS J. La competência em comunicació audiovisual: proposta articulada de dimensions i indicadors. Quaderns del CAC, 25; 9-18, 2006.
JENKINS, H. Convergence Culture. Una cultura de la convergência. Barcelona: Paidós,
2008.
JENKINS, H. & AL. Confronting the Challenges of Participatory Culture, Media Education for the 21st Century. Massachusetts: The MIT Press, 2009.
LEHRER, J. How We Decide. New York: First Mariner Books, 2009.
LeDOUX, J. El cereblo emocional. Barcelona: Ariel/ Planeta, 1999.
OBACH, X. & FERRÉS, J. Como ver la televisión? Material didáctico para niños y jóvenes. Madrid: Ministerio de Educación y Consell de l’Audiovisual de Catalunya,
2005.
THE HIGH COUNCIL FOR MEDIA ECUCATION (Ed.). Declaration of Brussels.Disponível em: www.declarationdebruxelles.be/en/declaration_accueil.php.
Acesso em 12 de junho de 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).