Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores

Autores

  • Joan Ferrés
  • Alejandro Piscitelli

Palavras-chave:

Educação midiática, competência midiática, participação, atitude crítica, emoção, estética, linguagem, interação

Resumo

As mudanças ocorridas no ambiente da comunicação durante a última década nos obrigam a revisar os parâmetros a partir dos quais a educação midiática deve ser implementada. Nesse artigo propomos alguns critérios que devem nortear a educação midiática e, em especial, uma proposta articulada de dimensões e indicadores para definir a nova competência midiática. A proposta foi realizada pelos autores e ajustada a partir da contribuição de 50 especialistas de renome, espanhóis e estrangeiros, com base em seis grandes dimensões: linguagem, tecnologia, processos de interação, processos de produção e difusão, ideologia e valores e dimensão estética. Está estruturada em torno de dois âmbitos de trabalho em cada dimensão: da produção das próprias mensagens e da interação com as mensagens alheias. Propomos desenvolver a educação midiática no marco da cultura participativa, combinando o espírito crítico e estético com a capacidade de expressão e o desenvolvimento da autonomia pessoal com o compromisso social e cultural. Pretendemos, por fim, combinar a revolução tecnológica com a neurobiológica, assumindo as mudanças ocorridas no entendimento da mente humana e considerando, especialmente, a importância das emoções e do inconsciente sobre os processos racionais e conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COMISSÃO EUROPÉIA. Study on the Current Trends and Approaches to MediaLiteracy in Europe. Disponível em
http://ec.europa.eu/culture/media/literacy/docs/studies/study.pdf. Acesso em: 12 de junho de 2011.

FERRÉS J. & AL. Competencia mediática. Investigación sobre el grado de competência
de la ciudadanía em España. Madrid: Ministerio de Educacíon, 2011.

FERRÉS J. La competência em comunicación audiovisual: dimensiones e indicadores. Comunicar, 29; 100-107, 2007.

FERRÉS J. La competência em comunicació audiovisual: proposta articulada de dimensions i indicadors. Quaderns del CAC, 25; 9-18, 2006.

JENKINS, H. Convergence Culture. Una cultura de la convergência. Barcelona: Paidós,
2008.

JENKINS, H. & AL. Confronting the Challenges of Participatory Culture, Media Education for the 21st Century. Massachusetts: The MIT Press, 2009.
LEHRER, J. How We Decide. New York: First Mariner Books, 2009.

LeDOUX, J. El cereblo emocional. Barcelona: Ariel/ Planeta, 1999.

OBACH, X. & FERRÉS, J. Como ver la televisión? Material didáctico para niños y jóvenes. Madrid: Ministerio de Educación y Consell de l’Audiovisual de Catalunya,
2005.

THE HIGH COUNCIL FOR MEDIA ECUCATION (Ed.). Declaration of Brussels.Disponível em: www.declarationdebruxelles.be/en/declaration_accueil.php.
Acesso em 12 de junho de 2011.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Internacionais