Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A revista aceita artigos de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos podem submeter artigos desde que em co-autoria com doutores.
  • O arquivo está conforme as diretrizes indicadas no template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o autor deve assegurar que a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB), e conforme o modelo padrão aqui disponível (https://bit.ly/3GRcFyL)
  • Não serão aceitas submissões de professores e/ou alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF). Em casos de alunos egressos, as submissões serão aceitas apenas se o vínculo de matrícula tiver terminado há pelo menos dois anos.
  • Caso o trabalho submetido tenha sido publicado em anais de congresso o autor deverá informar em "Comentários ao editor". No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%, neste caso o trabalho é devolvido ao autor juntamente com os relatórios que indicam o resultado.
  • Paralelamente à avaliação, o artigo passa por uma revisão nos softwares anti plágio Copy Spider e
    iThenticate. Os programas indicam o endereço, o nome do artigo plagiado, a porcentagem de similaridade e os termos comuns. A partir dos relatórios gerados pelos softwares, a equipe editorial da Revista Lumina confere as informações. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%, neste caso o trabalho é devolvido ao autor juntamente com os relatórios que indicam o resultado.  Os trabalhos publicados em outros periódicos não serão aceitos, mesmo que apresentem menos de 50% de similaridade.

  • A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria (como autor[a] ou co-autor[a]) em interstícios inferiores a quatro edições.
  • No momento da submissão serão enviados dois arquivos: Com Autoria e Sem Autoria

Diretrizes para Autores

1. Os artigos podem ser solicitados pelo Conselho Editorial ou propostos pelos próprios autores.

2. Em qualquer caso, eles devem ser acompanhados de um Curriculum Vitæ resumido (250 palavras) do(s) autor(es).

3. Os artigos apresentados devem ser originais, não tendo sido anteriormente submetidos à apreciação em outras publicações. Caso o trabalho submetido tenha sido publicado em anais de congresso o autor deverá informar em "Comentários ao editor".

4. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria (como autor[a] ou co-autor[a]) em interstícios inferiores a quatro edições.

5. A Revista Lumina dá preferência à publicação de artigos em que pelo menos um dos autores tenha titulação mínima de doutor.

6. Os textos podem ser apresentados em português, inglês, espanhol ou francês. 

7. As submissões de trabalhos deverão ser efetuadas por intermédio do Sistema Open Journal Systems mediante login por parte do autor. Ao efetuar o registo o utilizador deve guardar os dados de acesso para que possa futuramente acompanhar o processo editorial.  

8. O texto (Categoria Artigo) deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 6.500 palavras incluindo as incluindo as notas, o resumo e as referências.

9. As imagens (fotos, desenhos, esquemas, mapas, tabelas e gráficos) deverão conter uma legenda, ser numeradas de forma contínua e ter fonte referenciada; por outro lado, a iconografia e a infografia são de responsabilidade do(s) autor(es), devendo cumprir os requisitos dos direitos de autor e da propriedade intelectual. 

10. Sempre que se justifique, sem prejuízo da sua inclusão no documento em doc., os arquivos originais dos quadros e figuras devem ser enviados em separado (como arquivo suplementar), em formato JPEG. 

11. Os textos devem ser acompanhados de cinco palavras‐chave e de um resumo na língua original do texto e de um abstract em inglês. O resumo e o abstract deverão ter um limite mínimo de 180 palavras e o máximo de 250 palavras.

12. As citações textuais ao longo do texto deverão ser colocadas entre aspas e as referências bibliográficas integradas no texto, de acordo com o sistema “sobrenome, data, página” (TRIBE, 1990, p. 46). 

13. Resenhas - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 2.000 palavras e o máximo de 2.500 palavras incluindo as notas e as referências. Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil há dois anos, no máximo, e, no exterior, há cinco anos. 

14. Relatos de pesquisa  - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho incluindo as notas, o resumo e as referências.

15. Entrevistas - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 4.500 palavras e o máximo de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.

16. Ensaio - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 4.500 palavras e o máximo de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.

17. Artigo - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 6.500 palavras incluindo todos os itens do arquivo. 

18. Artigos Internacionais - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 8.500 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.

19. Os títulos não devem ultrapassar o limite máximo de 90 caracteres com espaços.

20. As referências devem ser apresentadas por ordem alfabética no final do artigo, seguindo as normas da ABNT, conforme detalhado no manual da Lumina. 

21. Paralelamente à avaliação, o artigo passa por uma revisão nos softwares anti plágio Copy Spider e iThenticate. Os programas indicam o endereço, o nome do artigo plagiado, a porcentagem de similaridade e os termos comuns. A partir dos relatórios gerados pelos softwares, a equipe editorial da Revista Lumina confere as informações. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%, neste caso o trabalho é devolvido ao autor juntamente com os relatórios que indicam o resultado. Os trabalhos publicados em outros periódicos não serão aceitos, mesmo que apresentem menos de 50% de similaridade.  

Observações aos autores sobre o andamento do processo editorial

Todos os textos encaminhados para a revista Lumina passam por quatro fases determinadas pela estrutura do Open Jornal Systems:

Submissão – Os textos são submetidos, via OJS, por seu autor para a análise do Conselho Editorial da Revista Lumina.

Desk Review – Os textos passam por uma pré avaliação, conforme as normas da Lumina, antes de encaminharmos para a avaliação. O desk review é realizado, em média, dentro de 48 horas após a submissão. 

Avaliação – Os textos submetidos são encaminhados aos pareceristas cegos que os analisam para determinar se serão aceitos ou não.

Revisão – Nesta fase o texto já se encontra aprovado em versão final e vai para revisão de texto e posteriormente layout para publicação.

TEMPLATE

O artigo deverá ser formatado conforme o modelo padrão aqui disponível.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.