Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • A revista aceita artigos de doutores/as e doutorandos/as. Mestres e mestrandos/as podem submeter artigos desde que em co-autoria com doutores.
  • O arquivo está conforme as diretrizes indicadas no template.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), o autor/a deve assegurar que a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse 2MB), e conforme o modelo padrão aqui disponível (https://bit.ly/3GRcFyL)
  • Não serão aceitas submissões de docentes ou discentes do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM-UFJF). Em casos de alunos/as egressos/as, as submissões serão aceitas apenas se o vínculo de matrícula tiver terminado há pelo menos dois anos.
  • Caso o trabalho submetido tenha sido publicado em anais de congresso o autor/a deverá informar em "Comentários ao editor". No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%, neste caso o trabalho é devolvido ao autor/a juntamente com os relatórios que indicam o resultado.
  • Paralelamente à avaliação inicial, o artigo passa por revisão do software antiplágio iThenticate. A partir dos relatórios gerados, a equipe editorial da Revista Lumina confere as informações. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%. Neste caso o trabalho é devolvido ao autor juntamente com os relatórios que indicam o resultado.  Os trabalhos publicados em outros periódicos não serão aceitos, mesmo que apresentem menos de 50% de similaridade.
  • A Comissão Editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria (como autor[a] ou co-autor[a]) em interstícios inferiores a quatro edições, a menos que sejam parte de dossiês da revista.
  • No momento da submissão serão enviados dois arquivos: Com Autoria e Sem Autoria

Diretrizes para Autores

  1. Os artigos podem ser solicitados pelo Conselho Editorial ou propostos pelos/as próprios/as autores/as.
  2. Em qualquer caso, eles devem ser acompanhados de um Curriculum Vitæ resumido (250 palavras) dos/as autores/as. Solicitamos indicar o nome pelo qual o/a  autor/a deseja ser citado (em caso de mais de um sobrenome, por exemplo).
  3. Os artigos apresentados devem ser originais, não tendo sido anteriormente submetidos ou estar em apreciação em outras publicações. Caso o trabalho submetido tenha sido publicado em anais de congresso os/as autores/as deverão informar em "Comentários ao editor".
  4. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria (como autor/a ou co-autor/a) em interstícios inferiores a quatro edições.
  5. A Revista Lumina dá preferência à publicação de artigos em que pelo menos um/a dos/as autores/as tenha titulação mínima de doutor/a.
  6. Os textos podem ser apresentados em português, inglês, espanhol ou francês. 
  7. As submissões de trabalhos deverão ser efetuadas por intermédio do Sistema Open Journal Systems mediante login por parte do autor. Ao efetuar o registo o utilizador deve guardar os dados de acesso para que possa futuramente acompanhar o processo editorial.  
  8. O texto (Categoria Artigo) deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 6.500 palavras incluindo as incluindo as notas, o resumo e as referências.
  9. As imagens (fotos, desenhos, esquemas, mapas, tabelas e gráficos) deverão ser numeradas de forma contínua e ter fonte referenciada, além de Título (em cima) e Fonte (embaixo);  no caso de gráficos precisam ter legenda. A iconografia e a infografia são de responsabilidade dos/as autores/as, devendo cumprir os requisitos dos direitos de autor e da propriedade intelectual. 
  10. Sem prejuízo da sua inclusão no documento em doc., os arquivos originais dos quadros e figuras devem ser sempre enviados em separado (como arquivo suplementar), em formato JPEG. 
  11. Os textos devem ser acompanhados de cinco palavras‐chave logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão “Palavras-chave” em negrito, separadas entre si por ponto e vírgula, e finalizadas com ponto, além de de um resumo na língua original do texto e de um abstract em inglês. O resumo e o abstract deverão ter um limite mínimo de 180 palavras e o máximo de 250 palavras.
  12. As citações textuais ao longo do texto até três linhas deverão ser colocadas entre aspas e as referências bibliográficas integradas no texto, de acordo com o sistema “sobrenome, data, página” (Tribe, 1990, p. 46). 
  13. Pedimos que qualquer material proveniente da internet – seja texto, vídeo, música, post em rede social, podcast etc. – seja citado conforme as normas da ABNT no corpo do texto, e da mesma forma incluídos nas referências, não inserindo nenhum link em notas.
  14. Resenhas - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 2.000 palavras e o máximo de 2.500 palavras incluindo as notas e as referências. Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil há dois anos, no máximo, e, no exterior, há cinco anos. 
  15. Relatos de pesquisa  - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 4.500 palavras e o máximo de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.
  16. Entrevistas - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 4.500 palavras e o máximo de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.
  17. Ensaio - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 4.500 palavras e o máximo de 6.000 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.
  18. Artigo - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 6.500 palavras incluindo todos os itens do arquivo. 
  19. Artigos Internacionais - O texto deverá estar dentro dos limites de tamanho: entre o mínimo de 5.000 palavras e o máximo de 8.500 palavras incluindo as notas, o resumo e as referências.
  20. Os títulos devem ser apresentados em português e inglês, respectivamente, e não devem ultrapassar o limite máximo de 90 caracteres com espaços cada.
  21. As referências devem ser apresentadas por ordem alfabética no final do artigo, seguindo as normas da ABNT, conforme detalhado no manual da Lumina. Na versão "sem autoria", se houver citação ao próprio autor (trabalhos anteriores), substituir o nome/sobrenome por "AUTOR" e colocá-lo no início das referências, para garantir a anonimização.
  22. Paralelamente à avaliação, o artigo passa por uma revisão nos softwares anti plágio Copy Spider e iThenticate. Os programas indicam o endereço, o nome do artigo plagiado, a porcentagem de similaridade e os termos comuns. A partir dos relatórios gerados pelos softwares, a equipe editorial da Revista Lumina confere as informações. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 50%. Neste caso o trabalho é devolvido ao autor com os relatórios que indicam o resultado. Os trabalhos publicados em outros periódicos não serão aceitos, mesmo que apresentem menos de 50% de similaridade. 

Dossiê - “A visualização da música”: performances, produções e recirculações con

Dossiê - “A visualização da música”: performances, produções e recirculações contemporâneas

 2025-06-16

A revista Lumina convida os autores a enviarem artigos para o dossiê “A visualização da música”. A submissão fica aberta até o dia 04/08, e publicação do dossiê será realizada no dia 30/12/2025.

Editores convidados

Jhonatan Mata (PPGCom UFJF- Brasil)

Nilson Assunção (UFJF- Brasil)

Heloísa de A. Duarte Valente (Universidade Paulista - UNIP, Brasil)

José Luís Fernández (UBA-UNTREF-UNLZ)

 

A recente- e ainda pulsante- aclamação mundial do filme “Ainda estou aqui” (2024) sinaliza questões que ultrapassam o legítimo frisson por  seus mais de 90 prêmios e indicações, incluindo a primeira estatueta do Oscar para o Brasil, na categoria  filme Internacional.  No drama biográfico dirigido por Walter Salles, a função do som- e da música em particular- é basilar. E oscila entre as instâncias do acusmático e da performance (Zumthor, 2014), sobretudo  quando as canções dialogam diretamente com as falas dos personagens.E nos instiga, na proposição desse novo dossiê da Revista Lumina, a pensar nos deslocamentos da música de um cenário de autossuficiência calcado em sua pura dimensão acústica para outro- de complementaridade e mesmo equivalência com as imagens. Levando em consideração que a ideia de “música pura” é bastante recente na cultura humana e tributária da intervenção de Beethoven e seu modelo de sonata na despedida do século XVIII, essa edição especial prioriza propostas de trabalho que reconheçam o oposto: a força das palavras, dos gestos, dos acompanhamentos visuais (cenários, coreografia,artes gráficas), da performance teatral, das referências narrativas ou figurativas nas relações entre audiovisualidades e música.

Dentre as muitas possibilidades de estudos, destacamos os novos ângulos que o cinema e a televisão têm para encarar a “questão musical”, as faixas musicais que deram origem a obras audiovisuais, de Veludo Azul (David Linch,1986) à Saudosa Maloca (Pedro Serrano, 2024), a popularização e diversificação de cine/videobiografias musicais, a relevância das trilhas para a “visualização” de formatos como séries, novelas e documentários.  Numa perspectiva da arquitetura, sugerimos também artigos que tratem da relação da música com o espaço para o qual foi (ou não) concebida e que contraponham a noções de música portátil em seus diálogos com a música concebida para momentos e lugares específicos. Interessam-nos, ainda, as reconfigurações do videoclipe na era do streaming (GARRET, 2020), em suas dimensões estéticas (SOARES, 2013), de consumo, circulação e participação do público. No âmbito das artes e do design gráfico, publicações impressas e desenvolvimento de encartes para mídias físicas- com destaque para o vinil, são exemplos de objetos de estudos que revigoram uma indústria impulsionada por fatores como o apelo nostálgico e experiências ritualísticas de materialidade e fetichismo com a música.

 

Temas de interesse

  • A visualização da música em sentido amplo: reconfigurações estéticas, éticas e de narrativas considerando os diversos suportes, mídias e telas.
  • Novos gêneros e formatos audiovisuais/sonoros e as relações entre imagem e som nesses espaços.
  • Memes, fandoms e influencers: ativismo musical e plataformização da música a partir de múltiplas telas.                                                                                                                                                    
  • Tensões e diálogos entre audiovisualidades e música no âmbito da inteligência artificial.
  • Difusão e consumo de música e audiovisual num cenário de autocomunicação de massa.
  • Proposições teórico-metodológicas acerca do tema em pauta.
  • Estudos interdisciplinares envolvendo marketing, cenografia, artes cênicas, visuais e plásticas, design, arquitetura e suas conexões com imagem e som.
  • Coberturas audiovisuais de eventos e megaeventos musicais.
  • A “questão musical” e suas abordagens no cinema e na televisão.
  • Confluências e distinções entre áudio e música no streaming.
  • O videoclipe contemporâneo: discursos e narrativas que privilegiam a visualização da música.
  • Questões políticas e sociais envolvendo áudio/música e vídeo.
  • Produções amadoras e profissionais num cenário de convergência e recirculações de imagem e som (redes sociais, engajamento, participação e fluência midiática).
  • Relações entre jornalismo e música a partir da imagem.

 

Datas Importantes
Lançamento e chamada - de 17/06 a 04/08

Envio para pareceristas: desde os primeiros recebimentos até 07/08

retorno pareceristas: até 27/09

Revisão: 27/09 a 15/12

Publicação: 30/12/2025

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