A influência das redes sociais sobre os adolescentes: Ciberconsumo e Educação Crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40253Palavras-chave:
Redes Sociais, Escolas, Ciberconsumo, Educação Crítica, EducomunicaçãoResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre a influência das redes sociais sobre os adolescentes, aprofundando a questão do ciberconsumo e da educação crítica. O estudo parte de uma revisão bibliográfica referente à relação entre redes sociais e consumo on-line, na qual a partir de relatórios e artigos recentes busca-se compreender a forma como se dá a influência das mídias digitais enquanto instâncias que impulsionam o ciberconsumo. Num segundo momento, é apresentada a pesquisa realizada com estudantes da Rede Salesiana Brasil de Escolas que, entre outros aspectos, aborda essa problemática, permitindo uma análise sobre como os estudantes observam a influência das diferentes instituições sociais. Assim, oportunizando uma reflexão sobre a percepção dos estudantes quanto à influência das redes sociais no que se refere ao consumo nos ambientes digitais. Essa pesquisa é parte da tese doutoral que foi defendida na Universidade de Huelva, cujo tema é EduComunicar para Formação Integral da pessoa num contexto de Infodemia: Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas. Num terceiro momento, a modo de conclusão, mediante a análise dos resultados, são apresentadas algumas considerações que podem nortear o trabalho das escolas e dos professores no sentido de educação crítica em relação à problemática do ciberconsumo, que emerge da imersão nas redes sociais a que as crianças, adolescentes e jovens são submetidos.
Downloads
Referências
ABDALLA, M.; AZEVEDO, C. E.; LIMA OLIVEIRA, L.; KURAMOTO GONZALEZ, R. A estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. Anais do 4º Encontro de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, EnEPQ5, p. 13-31, 2013.
ALONSO, L. E.; RODRÍGUEZ, C. J. El papel del consumo en la economía de plataformas: el vínculo oculto. Revista Española de Sociología, v. 30, n. 3, p. 1-12, 2021. DOI: <https://doi.org/10.22325/fes/res.2021.69>.
ASHMAN, R.; PATTERSON, A.; BROWN, S. ‘Don’t forget to like, share and subscribe’: Digital autopreneurs in a neoliberal world. Journal of Business Research, v. 92, p. 474-483, 2018. DOI: <https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.055>.
BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube: Online video and participatory culture. Cambridge: John Wiley & Sons, 2018.
BRUNO, F.; BENTES, A. C.; FALTAY, P. Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista Famecos, v. 26, n. 3, p. 1-21, 2019. DOI: <https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095>.
CARVALHO, B.; MARÔPO, L. “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”: audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube. Comunicação e Sociedade, v. 37, p. 93-107, 2020. DOI: <https://doi.org//10.17231/comsoc.37(2020).2394>.
NIC.BR; CGI.BR; CETIC.BR. Pesquisa TIC Kids Online BRASIL 2020. Resumo Executivo. São Paulo: CETIC, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3JTIbQm>. Acesso em: 20 mar. 2023.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Bookman, 2004.
FRANCISCO, PAPA. Carta Encíclica Fratelli Tutti. Sobre a fraternidade e a amizade social (FT). Vaticano, 2020a. Disponível em: <http://bit.ly/3I8Xjsg>. Acesso em: 6 fev. 2023.
FRANCISCO, PAPA. Mensagem do Papa Francisco por ocasião do Encontro promovido pela Congregação para a Educação Católica: “Global Compact On Education. Together To Look Beyond”. Vaticano, 2020b. Disponível em: <http://bit.ly/3RKJ53P>. Acesso em: 06 fev. 2023
LIVINGSTONE, S.; STOILOVA, M. The 4Cs: Classifying Online Risk to Children. CO:RE Short Report Series on Key Topics. Hamburg: Leibniz-Institut für Medienforschung; Hans-Bredow-Institut (HBI); CO:RE - Children Online: Research and Evidence, 2021. DOI: <https://doi.org/10.21241/ssoar.71817>.
MELO, L.; SALLES, L. Escola, juventude e perspectivas de futuro: alguns apontamentos. Cadernos CEDES, v. 40, p. 86-96, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1590/CC220118>.
OECD. Children in the Digital Environment: Revised Typology of Risks. OECD Digital Economy Papers, n. 302, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1787/9b8f222e-en>.
UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO, Fundación SM, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Ygv1S6>. Acesso em: 6 fev. 2023.
UNICEF. State of the world’s children: Children in a digital world. Nova York: UNICEF, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3LwCo4y>. Acesso em: 6 fev. 2023.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).