A influência das redes sociais sobre os adolescentes: Ciberconsumo e Educação Crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40253

Palavras-chave:

Redes Sociais, Escolas, Ciberconsumo, Educação Crítica, Educomunicação

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a influência das redes sociais sobre os adolescentes, aprofundando a questão do ciberconsumo e da educação crítica. O estudo parte de uma revisão bibliográfica referente à relação entre redes sociais e consumo on-line, na qual a partir de relatórios e artigos recentes busca-se compreender a forma como se dá a influência das mídias digitais enquanto instâncias que impulsionam o ciberconsumo. Num segundo momento, é apresentada a pesquisa realizada com estudantes da Rede Salesiana Brasil de Escolas que, entre outros aspectos, aborda essa problemática, permitindo uma análise sobre como os estudantes observam a influência das diferentes instituições sociais. Assim, oportunizando uma reflexão sobre a percepção dos estudantes quanto à influência das redes sociais no que se refere ao consumo nos ambientes digitais. Essa pesquisa é parte da tese doutoral que foi defendida na Universidade de Huelva, cujo tema é EduComunicar para Formação Integral da pessoa num contexto de Infodemia: Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas. Num terceiro momento, a modo de conclusão, mediante a análise dos resultados, são apresentadas algumas considerações que podem nortear o trabalho das escolas e dos professores no sentido de educação crítica em relação à problemática do ciberconsumo, que emerge da imersão nas redes sociais a que as crianças, adolescentes e jovens são submetidos.

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Biografia do Autor

Marcia Koffermann, Universidade de Huelva

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Huelva, Espanha. Graduada em Letras, especialista em Cultura e Mídia pela PUC-SP e em Pastoral Escolar pela UCB e Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-RS.

Ignacio Aguaded, Universidade de Huelva

Doutor em Psicopedagogia pela Universidade de Huelva, Espanha. Editor chefe de ‘Comunicar’, presidente do Grupo Comunicar e coordenador UHU do Programa Interuniversitário de Doutorado em Comunicação (US, UMA, UCA, UHU).

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

KOFFERMANN, M.; AGUADED, I. A influência das redes sociais sobre os adolescentes: Ciberconsumo e Educação Crítica. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 123–139, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40253. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40253. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano