The influence of social networks on teenagers: Cyberconsumption and Critical Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.40253

Keywords:

Redes Sociais, Escolas, Ciberconsumo, Educação Crítica, Educomunicação

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a influência das redes sociais sobre os adolescentes, aprofundando a questão do ciberconsumo e da educação crítica. O estudo parte de uma revisão bibliográfica referente à relação entre redes sociais e consumo on-line, na qual a partir de relatórios e artigos recentes busca-se compreender a forma como se dá a influência das mídias digitais enquanto instâncias que impulsionam o ciberconsumo. Num segundo momento, é apresentada a pesquisa realizada com estudantes da Rede Salesiana Brasil de Escolas que, entre outros aspectos, aborda essa problemática, permitindo uma análise sobre como os estudantes observam a influência das diferentes instituições sociais. Assim, oportunizando uma reflexão sobre a percepção dos estudantes quanto à influência das redes sociais no que se refere ao consumo nos ambientes digitais. Essa pesquisa é parte da tese doutoral que foi defendida na Universidade de Huelva, cujo tema é EduComunicar para Formação Integral da pessoa num contexto de Infodemia: Uma análise da Rede Salesiana Brasil de Escolas. Num terceiro momento, a modo de conclusão, mediante a análise dos resultados, são apresentadas algumas considerações que podem nortear o trabalho das escolas e dos professores no sentido de educação crítica em relação à problemática do ciberconsumo, que emerge da imersão nas redes sociais a que as crianças, adolescentes e jovens são submetidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcia Koffermann, Universidade de Huelva

Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Huelva, Espanha. Graduada em Letras, especialista em Cultura e Mídia pela PUC-SP e em Pastoral Escolar pela UCB e Mestre em Teologia Sistemática pela PUC-RS.

Ignacio Aguaded, Universidade de Huelva

PhD in Psychopedagogy from the University of Huelva, Spain. Chief editor of 'Comunicar' magazine, president of Grupo Comunicar. Director of the "Agora" Research Group within the Andalusian Research Plan (HUM-648), Director of the International Master's Degree in Communication and Education (UNIA/UHU) and UHU coordinator of the Interuniversity Doctoral Program in Communication (EUA, UMA, UCA , UHU).

References

ABDALLA, M.; AZEVEDO, C. E.; LIMA OLIVEIRA, L.; KURAMOTO GONZALEZ, R. A estratégia de triangulação: objetivos, possibilidades, limitações e proximidades com o pragmatismo. Anais do 4º Encontro de Ensino e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, EnEPQ5, p. 13-31, 2013.

ALONSO, L. E.; RODRÍGUEZ, C. J. El papel del consumo en la economía de plataformas: el vínculo oculto. Revista Española de Sociología, v. 30, n. 3, p. 1-12, 2021. DOI: <https://doi.org/10.22325/fes/res.2021.69>.

ASHMAN, R.; PATTERSON, A.; BROWN, S. ‘Don’t forget to like, share and subscribe’: Digital autopreneurs in a neoliberal world. Journal of Business Research, v. 92, p. 474-483, 2018. DOI: <https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.07.055>.

BURGESS, J.; GREEN, J. YouTube: Online video and participatory culture. Cambridge: John Wiley & Sons, 2018.

BRUNO, F.; BENTES, A. C.; FALTAY, P. Economia psíquica dos algoritmos e laboratório de plataforma: mercado, ciência e modulação do comportamento. Revista Famecos, v. 26, n. 3, p. 1-21, 2019. DOI: <https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33095>.

CARVALHO, B.; MARÔPO, L. “Tenho pena que não sinalizes quando fazes publicidade”: audiência e conteúdo comercial no canal Sofia Barbosa no YouTube. Comunicação e Sociedade, v. 37, p. 93-107, 2020. DOI: <https://doi.org//10.17231/comsoc.37(2020).2394>.

NIC.BR; CGI.BR; CETIC.BR. Pesquisa TIC Kids Online BRASIL 2020. Resumo Executivo. São Paulo: CETIC, 2021. Disponível em: <https://bit.ly/3JTIbQm>. Acesso em: 20 mar. 2023.

FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, Bookman, 2004.

FRANCISCO, PAPA. Carta Encíclica Fratelli Tutti. Sobre a fraternidade e a amizade social (FT). Vaticano, 2020a. Disponível em: <http://bit.ly/3I8Xjsg>. Acesso em: 6 fev. 2023.

FRANCISCO, PAPA. Mensagem do Papa Francisco por ocasião do Encontro promovido pela Congregação para a Educação Católica: “Global Compact On Education. Together To Look Beyond”. Vaticano, 2020b. Disponível em: <http://bit.ly/3RKJ53P>. Acesso em: 06 fev. 2023

LIVINGSTONE, S.; STOILOVA, M. The 4Cs: Classifying Online Risk to Children. CO:RE Short Report Series on Key Topics. Hamburg: Leibniz-Institut für Medienforschung; Hans-Bredow-Institut (HBI); CO:RE - Children Online: Research and Evidence, 2021. DOI: <https://doi.org/10.21241/ssoar.71817>.

MELO, L.; SALLES, L. Escola, juventude e perspectivas de futuro: alguns apontamentos. Cadernos CEDES, v. 40, p. 86-96, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1590/CC220118>.

OECD. Children in the Digital Environment: Revised Typology of Risks. OECD Digital Economy Papers, n. 302, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1787/9b8f222e-en>.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: UNESCO, Fundación SM, 2022. Disponível em: <https://bit.ly/3Ygv1S6>. Acesso em: 6 fev. 2023.

UNICEF. State of the world’s children: Children in a digital world. Nova York: UNICEF, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3LwCo4y>. Acesso em: 6 fev. 2023.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância. A luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021.

Published

2023-04-30

How to Cite

KOFFERMANN, M.; AGUADED, I. The influence of social networks on teenagers: Cyberconsumption and Critical Education. Lumina, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 123–139, 2023. DOI: 10.34019/1981-4070.2023.v17.40253. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/40253. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Educação midiática: experiências e desafios no contexto iberoamericano