Festivais de cinema, streaming, pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2023.v17.39936Palavras-chave:
Festivais de cinema, Covid-19, Streaming, Pandemia, EstratégiasResumo
Os festivais de cinema estão entre os eventos culturais mais atingidos pela pandemia da Covid-19. No entanto, graças ao streaming, os festivais obtiveram resultados surpreendentes de audiência, rearticulando suas formas de realização. Quais configurações os festivais têm assumido no sentido de contornar a pandemia com recurso às tecnologias de streaming? A partir de pesquisas em catálogos, websites e entrevistas com curadores, este artigo apresenta de forma descritiva os arranjos tecnológicos e os formatos propostos por diversos festivais nacionais e internacionais durante a pandemia, num esforço de cartografia qualitativa nãoexaustiva. Refletindo sobre os novos elementos de articulação, é sugerida uma tipologia das estratégias adotadas pelos festivais em função do uso do streaming, resumidas em cinco modalidades: 1) estratégias tradicionalistas; 2) estratégias híbridas; 3) estratégias miméticas; 4) estratégias integralmente on-line e; por fim, 5) estratégias nostálgicas. O artigo também observa as relações entre os festivais de cinema e a cidade, refletindo sobre o deslocamento da situação “evento” para a situação streaming, sobre os efeitos do hic et nunc, discutindo as consequências desse deslocamento no que se refere ao convívio com as plataformas online como novos “agentes” dos festivais. Ao longo do artigo, reflete-se sobre os efeitos desse convívio, os processos de democratização e possíveis desdobramentos dessa relação.
Downloads
Referências
AGÊNCIA LUSA. Governo brasileiro anuncia cortes na Lei de Incentivo à Cultura, 2019. Observador. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/47XIROd>. Acesso em: 8 dez. 2022.
BRODY, R. Lessons for the Movie Industry from the 1918 Influenza Pandemic, 2020. New Yorker. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/41j3HoV>. Acesso em: 17 nov. 2022.
CHANGSONG, W.; KERRY, L.; MARTA, R. F. Film distribution by video streaming platforms across Southeast Asia during COVID-19. Media, Culture & Society, v. 43, n. 8, p. 1542-1552, 2021. DOI: <https://doi.org/10.1177/01634437211045350>.
DE VALCK, M. Screening the Future of Film Festivals? A long tale of convergence and digitization. Film International, v. 6, n. 4, p. 15-23, 2008. DOI: <https://doi.org/10.1386/fiin.6.4.15>.
FANTASPOA. Fantaspoa bate recorde de público e divulga seus premiados, 2021 Fantaspoa. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/41qRTRl>. Acesso em: 9 out. 2022.
HANZLÍK, J.; MAZIERSKA, E. Eastern European film festivals: streaming through the covid-19 pandemic. Studies in Eastern European Cinema, v. 13, n. 1, p. 38-55, 2021. DOI: <http://dx.doi.org/10.1080/2040350X.2021.1964218>.
HARBORD, J. Film Festivals as Time-Event. In: IORDANOVA, D.; RHYNE, R. (Orgs.). Film Festival Yearbook 1: The Festival Circuit. Nova Iorque: St. Andrews, 2009, p. 40-46.
KOSZARSKI, R. Flu Season: Moving Picture World Reports on Pandemic Influenza, 1918-19. Film History, v. 17, n. 4, p. 466-485, 2005. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/3815547>. Acesso em: 30 nov. 2022.
LABAKI, A. É tudo verdade. É Tudo Verdade. On-line. Disponível em: <http://etudoverdade.com.br/br/pag/apresentacao>. Acesso em: 11 nov. 2022.
MELLO, D. M. C. O cinema durante a Covid e a memória ressignificada no experimento Odradek. Revista Z Cultural, v. 3, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/4aypBJ5>. Acesso em: 21 out. 2022.
OOI, C.; STRANDGAARD PEDERSEN, J. City branding and film festivals: Re-evaluating stakeholder’s relations. Place Branding and Public Diplomacy, v. 6, n. 4, p. 316-332, 2010. DOI: <https://doi.org/10.1057/pb.2010.30>.
ROMNEY, J. Venice film festival 2020 roundup – against all the odds, a triumph, 2020. The Guardian. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/47X4ZrZ>. Acesso em: 4 nov. 2022.
ROXBOROUGH, S. Venice Boss Alberto Barbera on Hosting the First Post-Lockdown Festival, 2020. The Hollywood Reporter. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/3RptgQo>. Acesso em: 12 nov. 2022.
SALTI, R. Do Not Go Gentle into That Good Night: Film Festivals, Pandemic, Aftermath. Film Quarterly, v. 74, n. 1, p. 88-96, 2020. DOI: <https://doi.org/10.1525/fq.2020.74.1.88>.
SANTANA, E. Entrevista sobre artigo [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 20 fev. 2022.
SANTIAGO, I. Entrevista sobre artigo [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 21 fev. 2022.
STRANDGAARD PEDERSEN, J.; MAZZA, C. International Film Festivals: For the Benefit of Whom?. Culture Unbound, v. 3, n. 2, p. 139-165, 2011. DOI: <https://doi.org/10.3384/cu.2000.1525.113139>.
SUPPIA, A. L.; DA SILVA, C. I. da. Propostas e possibilidades acerca de um cinema em grid no Brasil. Rumores, v. 4, n. 7, 2010. DOI: <https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2010.51187>.
TRIGO, M. Entrevista sobre artigo [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: em 10 fev. 2022.
WATERCUTER, A. Film Festivals Are Evolving for the Better, 2022. Wired. On-line. Disponível em: <https://www.wired.com/story/film-festivals-hybrid>. Acesso em: 28 set. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).