As humanidades digitais e as novas formas de disseminação do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21297Palavras-chave:
Humanidades digitais, Conhecimento aberto, Acesso aberto, Moocs, comunicação digitalResumo
Grupos educacionais formados por Harvard + MIT + Stanford estão cada vez mais tornando o conhecimento massivo e acessível a quem possui um aparelho que se conecte à Internet por meio de plataformas on-line como EdX e Coursera. A princípio esse modelo de negócio tem sido louvado por inúmeros pensadores ligados ao campo da educação, devido ao discurso relacionado à “democratização” do acesso. Contudo, é interessante observar que o conteúdo gerado nessas classes massivas on-line é também capitalizado pelas corporações que operam esses sistemas de ensino, formando uma espécie de repositório global de ideias na expansão de suas bases de conhecimento digitais. Como efeito imediato, o número de patentes depositadas por essas empresastêm se expandido de maneira exponencial. Ao mesmo tempo no Brasil existem iniciativas que buscam, por meio das ferramentas on-line, não imediatamente capitalizar, mas “democratizar” a formação dos professores da rede básica de educação, como é o projeto da Universidade Aberta do Brasil, fomentada com recursos públicos. De que maneira podemos criar mecanismos que “equilibrem” a balança entre a democratização “que amplia os lucros” e a “que amplia o acesso” ao conhecimento? A hipótese desse artigo é a de que as humanidades digitais sejam um contraponto necessário à invasão da filosofia do Vale do Silício, via grandes universidades americanas, na formação educacional digital.
Downloads
Referências
AULETTA, Ken. “Get Rich U”, New Yorker, 30 de abril de 2012, acessado: 09/03/2015, http://www.newyorker.com/magazine/2012/04/30/get-rich- u
AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. ARTMED: Porto Alegre, 1990.
BERRY, David. M (Org.). Understanding Digital Humanities. Palgrave Macmillan: Londres, 2012.
BURDICK, Anne; DRUCKER, Johanna; LUNENFELD, Peter; PRESNER, Todd; SCHNAPP, Jeffrey. Digital_Humanities. MIT Press: Cambridge, 2012.
CRAMER, Florian. Afterword, in Ludovico, Alessandro. Post-Digital Publishing,
Onomatopee 77. Roma: Cabinet Project, 2012.
GOLD, Matthew K. (Org.) Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press: Minneapolis, 2012.
DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. Estação Liberdade: São Paulo, 1999.
________________. A universidade sem condição. Estação Liberdade: São Paulo, 2003.
FLAUBERT, Gustave. Bouvard e Pécuchet. Estação Liberdade: São Paulo, 2007.
MILLS, Clare Michael Pidd; WARD, Esther. Proceedings of the Digital Humanities Congress 2012. Studies in the Digital Humanities. Sheffield: HRI Online Publications, 2014. Disponível em: http://www.hrionline.ac.uk/openbook/book/dhc2012>. Acessado em 09/03/2015.
AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. ARTMED: Porto Alegre, 1990.
BERRY, David. M (Org.). Understanding Digital Humanities. Palgrave Macmillan: Londres, 2012.
BURDICK, Anne; DRUCKER, Johanna; LUNENFELD, Peter; PRESNER, Todd; SCHNAPP, Jeffrey. Digital_Humanities. MIT Press: Cambridge, 2012.
CRAMER, Florian. Afterword, in Ludovico, Alessandro. Post-Digital Publishing,
Onomatopee 77. Roma: Cabinet Project, 2012.
GOLD, Matthew K. (Org.) Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press: Minneapolis, 2012.
DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. Estação Liberdade: São Paulo, 1999.
________________. A universidade sem condição. Estação Liberdade: São Paulo, 2003.
FLAUBERT, Gustave. Bouvard e Pécuchet. Estação Liberdade: São Paulo, 2007.
MILLS, Clare Michael Pidd; WARD, Esther. Proceedings of the Digital Humanities Congress 2012. Studies in the Digital Humanities. Sheffield: HRI Online Publications, 2014. Disponível em: http://www.hrionline.ac.uk/openbook/book/dhc2012>. Acessado em 09/03/2015.
Downloads
Publicado
2016-08-31
Como Citar
DA SILVA, C. I.; DE ALMEIDA, J.; HOOPER, S. S. As humanidades digitais e as novas formas de disseminação do conhecimento. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21297. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21297. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).