As humanidades digitais e as novas formas de disseminação do conhecimento

Autores

  • Cicero Inacio da Silva Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Secretaria de Educação a Distância http://orcid.org/0000-0002-1767-4357
  • Jane de Almeida Universidade Mackenzie/Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação, Arte e História da Cultura. http://orcid.org/0000-0003-1520-0729
  • Silvana Seabra Hooper Universidade Mackenzie/Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação, Arte e História da Cultura e PUC Minas.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1981-4070.2016.v10.21297

Palavras-chave:

Humanidades digitais, Conhecimento aberto, Acesso aberto, Moocs, comunicação digital

Resumo

Grupos educacionais formados por Harvard + MIT + Stanford estão cada vez mais tornando o conhecimento massivo e acessível a quem possui um aparelho que se conecte à Internet por meio de plataformas on-line como EdX e Coursera. A princípio esse modelo de negócio tem sido louvado por inúmeros pensadores ligados ao campo da educação, devido ao discurso relacionado à “democratização” do acesso. Contudo, é interessante observar que o conteúdo gerado nessas classes massivas on-line é também capitalizado pelas corporações que operam esses sistemas de ensino, formando uma espécie de repositório global de ideias na expansão de suas bases de conhecimento digitais. Como efeito imediato, o número de patentes depositadas por essas empresas
têm se expandido de maneira exponencial. Ao mesmo tempo no Brasil existem iniciativas que buscam, por meio das ferramentas on-line, não imediatamente capitalizar, mas “democratizar” a formação dos professores da rede básica de educação, como é o projeto da Universidade Aberta do Brasil, fomentada com recursos públicos. De que maneira podemos criar mecanismos que “equilibrem” a balança entre a democratização “que amplia os lucros” e a “que amplia o acesso” ao conhecimento? A hipótese desse artigo é a de que as humanidades digitais sejam um contraponto necessário à invasão da filosofia do Vale do Silício, via grandes universidades americanas, na formação educacional digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Inacio da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Secretaria de Educação a Distância

Cicero Inacio da Silva é pesquisador e professor na área de mídia digital e coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordena o Laboratório de Estudos do Software e o  Walkingtools Lab, em parceria com a Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). É membro do Comitê do Programa Telessaúde Redes do Município de São Paulo. Foi pesquisador do Grupo de Trabalho de Aplicações Avançadas de Visualização Remota da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (wiki.rnp.br/display/vraa) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Foi visiting Scholar na Universidade da Califórnia, San Diego (entre 2006-2010/apoio CAPES), onde desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado sob orientação de Ted Nelson, inventor dos conceitos de Hipertexto e Hipermídia e Noah Wardrip-Fruin e na Brown University (2005/apoio CAPES), local aonde realizou parte de sua pesquisa de doutorado junto a pesquisadores como George Landow, Noah Wardrip-Fruin e Roberto Simanowski. Foi professor convidado no Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) entre 2008 e 2010. Foi curador do Fórum da Cultura Digital Brasileira (Ministério da Cultura/RNP), menção honrosa na área de Comunidades Digitais do Prêmio Ars Electronica de 2010. Em 2011 realizou pesquisa de Pós-doutorado na UFRJ, sob orientação de Heloisa Buarque de Hollanda. Possui graduação em Psicologia, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica. É um dos organizadores do CineGrid Brasil.

Jane de Almeida, Universidade Mackenzie/Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação, Arte e História da Cultura.

Jane de Almeida é professora e pesquisadora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie e foi coordenadora de 2009 a 2011 e em 2014. É também professora do curso de graduação em Comunicação e Multimeios da PUC/SP. Foi professora convidada do Departamento de Artes Visuais na Universidade da Califórnia em San Diego (http://asucsd.ucsd.edu/gradeDistribution/view/id/4824 / UCSD) nos anos de 2006, 2007 e 2008. Publicou os livros Achados Chistosos (Educ/Fapesp), o livro-catálogo Ordenação e Vertigem: Arthur Bispo do Rosário (Org. 2 vols., CCBB), Grupo Dziga Vertov (Org. CCBB/MinC/witz) e Alexander Kluge: O quinto ato (CosacNaify), entre outros. Fez a primeira curadoria de filmes em formato 4k no Brasil no Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) de 2008 e organizou a primeira transmissão de filme de super-alta definição (4k) da América Latina para EUA (UCSD) e Japão (Keio University) em redes fotônicas no FILE de 2009 (FILE Transcontinental). É membro e organizadora do CineGrid Brasil workshop, com duas edições realizadas no Brasil (2011 e 2014). Atualmente coordena o Grupo de Trabalho Sensemaking da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - https://www.rnp.br//noticias/rnp-anuncia-grupos-trabalho-selecionados-ciclo-2015-2016 Jane de Almeida possui graduação em Psicologia pela PUC/MG (1990), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (apoio CNPq 130927/1993-7, 1995), doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (estágio no Boston College/EUA com apoio CAPES 1653-98-9, 2000). Fez pós-doutorado em História da Arte na Harvard University com apoio CAPES (2232-04-9). Foi curadora da exposição Ordenação e Vertigem (Centro Cultural Banco do Brasil/2003) e das mostras de cinema Metacinemas (2004), Grupo Dziga Vertov (2005) e Alexander Kluge: o quinto ato (2007), entre outras. Em 2016 fez a curadoria da exposição: Harun Farocki: Programando o Visível no Paço das Artes. Pesquisa cinemas contemporâneos e arte, as novas tecnologias computadorizadas para cinema e cinema científico. 

Silvana Seabra Hooper, Universidade Mackenzie/Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Educação, Arte e História da Cultura e PUC Minas.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Literatura Comparada/Estudos Literários - UFMG - FALE. Atualmente é professora adjunta na Universidade Mackenzie de São Paulo, no Programa de Pós graduação em Educação Artes e História da Cultura. Foi professora nas Universidades Harvard e Vanderbilt (EUA). Atua nas áreas teóricas de Pensamento Social Brasileiro, História das Ideias, História da Cultura, Historiografia, e representações sociais. Tematicamente trabalha com cultura, cultura brasileira, nação, cidade, representações na literatura, cinema e arte.

Referências

AULETTA, Ken. “Get Rich U”, New Yorker, 30 de abril de 2012, acessado: 09/03/2015, http://www.newyorker.com/magazine/2012/04/30/get-rich- u

AUSTIN, John L. Quando dizer é fazer. ARTMED: Porto Alegre, 1990.

BERRY, David. M (Org.). Understanding Digital Humanities. Palgrave Macmillan: Londres, 2012.

BURDICK, Anne; DRUCKER, Johanna; LUNENFELD, Peter; PRESNER, Todd; SCHNAPP, Jeffrey. Digital_Humanities. MIT Press: Cambridge, 2012.

CRAMER, Florian. Afterword, in Ludovico, Alessandro. Post-Digital Publishing,

Onomatopee 77. Roma: Cabinet Project, 2012.

GOLD, Matthew K. (Org.) Debates in the Digital Humanities. University of Minnesota Press: Minneapolis, 2012.

DERRIDA, Jacques. O Olho da Universidade. Estação Liberdade: São Paulo, 1999.

________________. A universidade sem condição. Estação Liberdade: São Paulo, 2003.

FLAUBERT, Gustave. Bouvard e Pécuchet. Estação Liberdade: São Paulo, 2007.

MILLS, Clare Michael Pidd; WARD, Esther. Proceedings of the Digital Humanities Congress 2012. Studies in the Digital Humanities. Sheffield: HRI Online Publications, 2014. Disponível em: http://www.hrionline.ac.uk/openbook/book/dhc2012>. Acessado em 09/03/2015.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

DA SILVA, C. I.; DE ALMEIDA, J.; HOOPER, S. S. As humanidades digitais e as novas formas de disseminação do conhecimento. Lumina, [S. l.], v. 10, n. 2, 2016. DOI: 10.34019/1981-4070.2016.v10.21297. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21297. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos