Formação das sociedades angolana e brasileira: dominação e resistências dos povos originários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.47754

Palavras-chave:

Povos originários, Mulheres, Resistência cultural, Educação, Identidade

Resumo

O presente artigo evidencia as contribuições dos povos originários na formação das sociedades angolana e brasileira, com foco na educação, cultura e identidade, destacando o papel das mulheres na resistência e preservação cultural. Trata-se de um estudo de natureza conceitual, com base na produção da literatura especializada. A análise revela que, no decorrer da história, embora a colonização tenha tentado apagar a herança cultural, os povos originários resistiram, preservando sua língua, cosmologias, saberes e identidades, o que impactou profundamente a educação, cultura e identidade de Angola e do Brasil. Nesse processo, as mulheres desempenharam um papel central, sendo responsáveis pela transmissão de conhecimentos por meio da educação oral, pela preservação de valores tradicionais e pela luta pela autonomia e direitos territoriais, tornando-se protagonistas na resistência e ressignificação cultural. Portanto, o estudo destaca a importância das práticas culturais na construção das identidades nacionais e a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos territoriais e culturais desses povos.

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Biografia do Autor

Boás dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Serviço Social e Política Social, e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Católica de Angola (UCAN). É integrante do grupo de pesquisa do CNPq “Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas Públicas” e do núcleo de pesquisa “Formação, Educação, Trabalho e Políticas Públicas” da UFPI. Professor da Universidade Católica de Angola (UCAN). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), código de financiamento 001.

Edna Maria Goulart Joazeiro, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado em Serviço Social pelo Programa de Estudos Pós-Graduados da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 1D.  Pesquisadora Associada do Conservatoire National des Arts et Métiers, Paris, França.

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Publicado

2025-06-30

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático