Conflitos socioambientais envolvendo água e mineração no Brasil: sujeitos políticos e suas lutas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.42953

Palavras-chave:

Conflitos socioambientais, Mineração, Água

Resumo

O estudo aborda os conflitos socioambientais envolvendo mineração e água no Brasil e o papel dos sujeitos políticos. Objetiva identificar os principais conflitos e analisar as inter-relações entre mineração e água como partes do modelo de exploração de recursos naturais. As atividades de mineração são altamente degradantes, além de utilizarem intensamente a água. O estudo utiliza dados do Mapa de Conflitos e Injustiça Ambiental em Saúde no Brasil e a literatura sobre o tema. Identificaram-se 90 conflitos envolvendo mineração no país e uma amostra de 38 conflitos por água, distribuídos em todas as regiões. O texto discute o contexto brasileiro e os conflitos socioambientais, destacando a posição histórica do país como produtor/exportador de commodities. Conclui-se que há uma realidade punjantemente conflitiva no país, com múltiplos sujeitos envolvidos, que procuram fazer face à perdularidade do capital e seus efeitos sobre modos de vida e trabalho de frações da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Estudos Sociais pela Universidade de Coimbra - Portugal. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente e pesquisadora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE.

Nailsa Maria Souza Araújo, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente e pesquisadora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe e de seu programa de pós-graduação - PROSS.

Pedro Gabriel Silva, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutor em Serviço Social. Pesquisador no Centro de Estudos TRansdisciplinares para o Desenvolvimento. Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal.

Referências

ARAÚJO, N. M. S; SILVA, M. G; PONTES, N. A. E; FREITAS, E. N. C. Lutas socioambientais envolvendo Mineração no Brasil. Disponível em: <https://www.niepmarx.blog.br/MM/MM2021/AnaisMM2021/MC3_1.pdf>. Acesso em: 08 out. 2023.

FERNANDES, F. O PT em movimento: contribuição ao I Congresso do Partido dos Trabalhadores. São Paulo: Autores Associados, 1991. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, v. 43).

FOLADORI, G. A reedição capitalista das crises ambientais. Revista Outubro, Edição 17, São Paulo: 2008.

FONTES, V. Interrogações sobre o capitalismo na atualidade - trabalho e capital, economia e política. In: Marxismo e socialismo no século 21. Galvão, A. et al.(org). Campinas, Ed. da Unicamp/IFCH: Xamã, 2005, pp. 167196.

FOSTER, J. B. A ecologia de Marx: materialismo e natureza. Trad. Maria Tereza Machado. Rio Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

FOSTER, J. B; CLARK, B. Imperialismo Ecológico: a maldição do capitalismo. Socialist Register, 2004. p. 225-244. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/social/2004pt/10_foster.pdf>. Acesso em: nov. 2018.

GUDYNAS, E. Transições ao pós-extrativismo: Sentidos, opções e âmbitos. In: DILGER, G; LANG, M.; PEREIRA FILHO, J. (org.). Descolonizar o imaginário: Debates sobre pós-extrativismo e alternativas ao desenvolvimento. Tradução Igor Ojeda. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo/Autonomia Literária/Editora Elefante, 2016. p. 174-213.

GONÇALVES, R. J. de A. F. No horizonte, a exaustão: [manuscrito]: disputas pelo subsolo e efeitos socioespaciais dos grandes projetos de extrativismo mineral em Goiás. 2016. DIV, 504 f.: il. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2016.

HARVEY, D. O Novo Imperialismo: 2 ed. São Paulo: Loyola, 2005.

MALERBA, J. Introdução. In Novo marco Legal da Mineração no Brasil: Para quê?, Para quem?. Federação de órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE. Organização: Julianna Malerba. Núcleo Justiça Ambiental e Direitos: Rio de Janeiro, 2012.

NETO, F. V. do N. A PRIVATIZAÇÃO DAS ÁGUAS NO BRASIL: análise de algumas de suas expressões. TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Departamento de Serviço Social da UFS. São Cristovão-SE, 2017.

WANDERLEY, L. J. de M. Conflitos e impactos ambientais na exploração dos recursos minerais na Amazônia. 2018. Disponível em :<http://geopuc.geo.puc-rio.br/media/Wanderley_geopuc03.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2022.

Publicado

2023-12-26