Estado brasileiro e a subserviência ao capital: traços da formação econômica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.40800

Palavras-chave:

Formação econômica brasileira, Capital, Estado brasileiro

Resumo

O Estado brasileiro historicamente constituiu-se subserviente ao capital internacional e nacional, o que nos provoca a analisar seu vínculo de dependência e subordinação aos ditames do sistema do capital. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, e ancorado no método materialismo histórico-dialético e teoria social de Karl Marx, desvendamos a gênese, a formação e o desenvolvimento do Estado brasileiro através das profícuas pesquisas de autores clássicos e contemporâneos da formação sócio-histórica do Brasil. Entende-se que para desvelar a performance atual do Estado e capitalismo brasileiro sob os auspícios feroz do neoliberalismo é crucial apreender o processo de constituição do aparato estatal sob o ponto de vista da crítica da economia política, capturando a forma que o capital assume na dinâmica econômica brasileira e a correspondência do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton Melo da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Assistente Social. Professor Adjunto do Curso de Serviço Social/Unidade Educacional Palmeira dos Índios/UFAL. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Economia Política e Sociedade (UFAL) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM/UFS).

Referências

BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturação do Estado e perda de direitos. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

BIONDI, Aloysio. O Brasil privatizado: um balanço do desmonte do Estado. São Paulo: Perseu Abramo, 2003.

BUGIATO, Caio. A política de financiamento do BNDES e a burguesia brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Ciência Política). Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. São Paulo, 2016.

CAMPOS, Fábio Antônio de. Estratégias de desenvolvimento nacional: o papel do capital estrangeiro entre o segundo governo Vargas e o governo Castelo Branco (1951-1966). Dissertação de Mestrado. Instituto de Economia da UNICAMP. Campinas – São Paulo, 2003.

CAMPOS, Pedro Henrique Pedreira. A Ditadura dos Empreiteiros: as empresas nacionais de construção pesada, suas formas associativas e o Estado ditatorial brasileiro, 1964-1985. 2012. 584 f. Orientador: Virgínia Fontes. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História, 2012.

CANO, Wilson. Raízes da concentração industrial em São Paulo. 5 ed. Campinas, SP: Unicamp. IE, 2007.

CARCANHOLO, Marcelo Dias. Abertura externa e liberalização financeira: impactos sobre crescimento e distribuição no Brasil dos anos 90. 247f. 2002. Tese (Doutorado em Economia). Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002

CASTELO, Rodrigo. O canto da sereia: social-liberalismo, novo desenvolvimentismo e supremacia burguesa no capitalismo dependente brasileiro. Em Pauta, Rio de Janeiro, n. 31, v. 11, p. 119-138. 2013

FERNANDES, Florestan. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

GONÇALVES, Reinaldo. "Governo Lula e o Nacional-Desenvolvimentismo às Avessas". Revista da Sociedade Brasileira de Economia Política, n. 31, fev. 2012.

HIRT, Carla. O lugar e o papel do BNDES no desenvolvimento brasileiro. 2016. Tese (doutorado em Planejamento Urbano e Regional). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional, Rio de Janeiro, 2016. 418f.

https://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/arquivos_biblioteca/artigo7505folad.pdf

IANNI, Octavio. A ditadura do grande capital. São Paulo: Expressão popular, 2019.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MAZZEO, Antônio Carlos. Burguesia e capitalismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.

MAZZEO, Antônio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2015.

MELLO, João Cardoso de. O capitalismo tardio. 11 ed. São Paulo: Editora UNESP; Campinas, SP: FACAMP, 2009.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço social. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

PINTO, Geraldo Augusto. A organização do trabalho no século XX: taylorismo, fordismo e toytismo. 3 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

PRADO JUNIOR, Caio. História econômica do Brasil. 41. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

SAMPAIO JR., Plinio de Arruda. Globalização e Reversão Neocolonial: O Impasse Brasileiro. 2004.

SANTOS NETO, Artur Bispo dos. A presença do capital industrial-financeiro no Brasil. Maceió: Edufal, 2019.

SANTOS NETO, Artur Bispo dos. Capital e trabalho na formação econômica do Brasil. São Paulo: Instituto Lukács, 2015.

SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SODRÉ, Nelson Werneck. Capitalismo e Revolução burguesa no Brasil. Belo Horizonte: Oficina de livros, 1990.

TAVARES, Maria da Conceição. Da substituição de importações ao capitalismo financeiro. 11. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

TAVARES, Pedro Henrique de Sousa. Os fundos de investimentos e o movimento do capital no ensino superior privado: mercantilização de novo tipo? 124p. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2014

Publicado

2023-06-26