“Eu sou grande, você é pequena”: o direito da criança ao respeito e os fundamentos jurídicos para sua concretização no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2023.v23.40726

Palavras-chave:

Direito da criança e do adolescente, Doutrina da proteção integral, Dignidade

Resumo

Relacionar-se com crianças e adolescentes a partir da perspectiva de que são seres humanos “inteiros” é algo bastante novo para o ordenamento jurídico brasileiro. Partindo dessa constatação e de que ela se relaciona aos impactos do respeito, a presente pesquisa é orientada por dois questionamentos: o que compreende o direito ao respeito quando falamos de crianças e adolescentes? Quais são os elementos jurídicos que subsidiam esta análise? Sob emprego do método hipotético-dedutivo, a hipótese delineada apontou para a existência de pressupostos legais, mas bastante recentes, nos quais se insere a ideia de respeito, antecedidos por uma longa trajetória de desconsideração da dignidade infantoadolescente. A profunda alteração no assunto se deu com o advento da Doutrina da Proteção Integral e o reconhecimento de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, confirmada ao final. A presente análise foi dividida em duas seções, com objetivo de evidenciar o caráter elementar do direito ao respeito e fomentar as práticas alinhadas a ele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Paula Bagetti Zeifert, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Pós-Doutorado pela Escola de Altos Estudos - Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos sul e norte, do Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO Brasil e UNB). Doutora em Filosofia (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito (UNIJUI). Integrante do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade (CNPq).

Schirley Kamile Paplowski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), com área de concentração em Direitos Humanos. Bacharela em Direito, também pela Unijuí (2019). Assessora de Juíza de Direito (Tribunal de Justiça do RS). Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc). Integrante do Núcleo de Estudos Aplicados Direitos, Infância e Justiça (Nudijus/UFC).

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021.

AMIN, Andréa Rodrigues. Doutrina da proteção integral. In: MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade (coord.). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014(a). p. 52-58.

AMIN, Andréa Rodrigues. Evolução histórica do direito da criança e do adolescente. In: MACIEL, Kátia Regina Ferreira Lobo Andrade (coord.). Curso de direito da criança e do adolescente: aspectos teóricos e práticos. 7. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2014(b). p. 43-51.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Diagnóstico sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento. Brasília: CNJ, 2020.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Assembleia Nacional Constituinte. 1988. [Redação original]. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/consti/1988/constituicao-1988-5-outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 17 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8029cons.htm>. Acesso em: 17 set. 2022.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. A mutação social. In: COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Brasil criança urgente: a Lei 8069/90, o que é preciso saber sobre os novos direitos da criança e do adolescente. São Paulo: Columbus, 1990. p. 38.

CUNHA, José Ricardo. Estatuto da Criança e do Adolescente. Fundação Getúlio Vargas – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente>. Acesso em: 30 out. 2021.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Os direitos da criança. In: DALLARI, Dalmo de Abreu; KORCZAK, Janusz. O direito da criança ao respeito. São Paulo: Summus, 1986. p. 21-65.

DELGADO, Ana Cristina Coll; MÜLLER, Fernanda. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], v. 35, n. 125, p. 161-179, maio/ago. 2005.

DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. 13. ed. São Paulo: Ática, 1997.

DINIZ, Juliana Campos; CAMURÇA, Eulália Emília Pinho; MELO NETO, Carlos Roberto Cals de. A palavra na interpretação da infância: uma análise do legado hermenêutico a partir da Constituição Federal. Revista do Programa de Pós Graduação em Direito – NOMOS, Fortaleza, v. 38, n. 2, p. 345-361, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://periodicos.ufc.br/nomos/article/view/33626>. Acesso em: 10 fev. 2021.

GALEANO, Eduardo. De pernas pro ar: a escola do mundo às avessas. Tradução de Sergio Faraco. Porto Alegre: L&PM Editores, 2011.

KORCZAK, Janusz. O direito da criança ao respeito. Tradução de Yan Michalski. In: DALLARI, Dalmo de Abreu; KORCZAK, Janusz. O direito da criança ao respeito. São Paulo: Summus, 1986. p. 67-99.

MÉNDEZ, Emilio García. Infância e cidadania na América Latina. Tradução de Angela Maria Tijiwa. São Paulo: Hucitec; Instituto Ayrton Senna, 1998. p. 11-12.

MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

PASTORE, Marina Di Napoli. Brincar-brinquedo, criar-fazendo: entrelaçando pluriversos de infâncias e crianças desde o sul de Moçambique. 2020. 325 f. Tese (Doutorado em Terapia Ocupacional) – Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional, Universidade Federal e São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12307>. Acesso em: 18 out. 2021.

PINHEIRO, Ângela de Alencar Araripe. Criança e adolescente no Brasil: porque o abismo entre a lei e a realidade. Fortaleza: Editora UFC, 2006.

RIBEIRO, Joana; VERONESE, Josiane Rose Petry. Princípios do direito da criança e do adolescente e guarda compartilhada: estudos de casos com a família ampliada ou extensa. Porto Alegre: Fi, 2021.

RIZZINI, Irene; KAUFMAN, Natalie Henever. Entre a garantia de direitos humanos e a realidade de vida das crianças e adolescentes em âmbito internacional. Saúde e Direitos Humanos, Brasília, ano 4, n. 4, p. 7-25, 2007. Disponível em: <https://www.streetchildren.org/wp-content/uploads/2013/08/Entre-a-garantia.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2021.

VASCONCELOS, José Mauro de. O meu pé de Laranja Lima. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1968.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Das sombras à luz: o percurso histórico-normativo do reconhecimento da criança e do adolescente como sujeitos de direitos – a Doutrina da Proteção Integral – sua incidência no Direito brasileiro e sua recepção na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça – período de junho de 2014 a maio de 2020. 2020. 352 f. Tese (Pós-Doutorado em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2020.

VERONESE, Josiane Rose Petry. Introdução. In: VERONESE, Josiane Rose Petry (org.). Direito da criança e do adolescente: novo curso – novos temas. Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2017. p. 1-8.

VESCHI, Benjamin. Etimologia de universo. Etimologia: origem do conceito, [s. l.], 2019. Disponível em: <https://etimologia.com.br/universo/>. Acesso em: 12 out. 2021.

WARAT, Luis Alberto. Apresentação fora das rotinas à 1ª edição. In: ROSA, Alexandre Morais da. Garantismo jurídico e controle de constitucionalidade material: aportes hermenêuticos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011. p. XI-XIII.

Publicado

2023-06-26