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DOI 10.34019/1980-8518.2023.v23.40726
“Eu sou grande, você é pequena”: o direito da
criança ao respeito e os fundamentos jurídicos
para sua concretização no Brasil
"I am big, you are small": the child's right to respect and the legal grounds
for its implementation in Brazil
Anna Paula Bagetti Zeifert*
Schirley Kamile Paplowski**
Resumo: Relacionar-se com crianças
e
Abstract: To relate to children and adolescents
from the perspective that they are "complete"
human beings is something quite new for the
Brazilian legal system. Based on this
observation and on the fact that it is related to
the impacts of respect, this research is guided by
two questions: what is understood by the right
to respect when we talk about children and
adolescents? What are the legal elements that
subsidize this analysis? Using the hypothetical-
deductive method, the hypothesis outlined
pointed to the existence of legal assumptions,
but quite recent, in which the idea of respect is
inserted, preceded by a long trajectory of
disregard for the dignity of children and
adolescents. The profound change in the subject
occurred with the advent of the Doctrine of
Integral Protection and the recognition that
children and adolescents are subjects of rights,
confirmed at the end. This analysis has been
divided into two sections, with the purpose of
evidencing the elementary character of the right
to respect and to encourage practices in line
with it.
adolescentes a partir da perspectiva de que são
seres humanos “inteiros” é algo bastante novo
para o ordenamento jurídico brasileiro. Partindo
dessa constatação e de que ela se relaciona aos
impactos do respeito, a presente pesquisa é
orientada por dois questionamentos: o que
compreende o direito ao respeito quando
falamos de crianças e adolescentes? Quais são
os elementos jurídicos que subsidiam esta
análise? Sob emprego do método hipotético-
dedutivo, a hipótese delineada apontou para a
existência de pressupostos legais, mas bastante
recentes, nos quais se insere a ideia de respeito,
antecedidos por uma longa trajetória de
desconsideração
da
dignidade
infantoadolescente. A profunda alteração no
assunto se deu com o advento da Doutrina da
Proteção Integral e o reconhecimento de que
crianças e adolescentes são sujeitos de direitos,
confirmada ao final. A presente análise foi
dividida em duas seções, com objetivo de
evidenciar o caráter elementar do direito ao
respeito e fomentar as práticas alinhadas a ele.
*
Pós-Doutorado pela Escola de Altos Estudos - Desigualdades Globais e Justiça Social: Diálogos sul e norte, do
Colégio Latino-Americano de Estudos Mundiais, programa da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais
(FLACSO Brasil e UNB). Doutora em Filosofia (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito
– Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos - e do Curso de Graduação em Direito (UNIJUI). Integrante do
** Mestra em Direito pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí (Universidade Regional
do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul), com área de concentração em Direitos Humanos. Bacharela em
Direito, também pela Unijuí (2019). Assessora de Juíza de Direito (Tribunal de Justiça do RS). Foi bolsista da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através do Programa de Suporte à Pós-
Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Prosuc). Integrante do Núcleo de Estudos Aplicados
Revista Libertas, Juiz de Fora, v. 23, n.1, p. 141-164, jan./jun. 2023. ISSN 1980-8518