A História pelo Avesso: uma pesquisa internacional “em rede” de pesquisadores/as.
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.38033Palavras-chave:
Pesquisa em Rede; Serviço Social; InternacionalizaçãoResumo
Esse artigo tem por finalidade apresentar a pesquisa intitulada “O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980)” , que traz grande inovação no desenvolvimento de uma pesquisa “em rede”, em âmbito nacional e internacional. A pesquisa em rede possibilita e fortalece as relações de cooperação e intercâmbio entre as universidades e países envolvidos. Igualmente, ela é crucial para o processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduações e para aperfeiçoamento do projeto de profissão de Serviço Social no Brasil tanto na formação acadêmico - profissional quanto no trabalho dos Assistentes Sociais. Vem assim contribuir à integração entre ensino de graduação e pós-graduação, ao envolver pesquisadoras/es docentes e discentes de ambos os níveis de ensino. Esse artigo consta de (1) apresentação da proposta de pesquisa; (2) explicitação da trajetória da pesquisa e (3) considerações finais e prospectivas.
Downloads
Referências
ANDERSON, P. Considerações sobre o marxismo ocidental: nas trilhas do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2004.
SILVEIRA, R. et al. Serviço Social, movimentos contestatórios e lutas socioprofissionais na Península Ibérica na década de 1970. Critical and Radical Social Work, edição especial sobre a América Latina. Reino Unido, Policy Press and Bristol University Press, 2020
CELATS. Serviço Social Crítico: problemas e perspectivas. São Paulo: Editora Cortez, 1986.
EIRAS, A. S. et al. Movimento de Reconceituação Latino-americano e Serviço Social Radical (1960-1980): aproximações possíveis. Critical and Radical Social Work, edição especial sobre a América Latina, Reino Unido, Policy Press and Bristol University Press, 2020.
FERGUSON, I. Um outro Serviço Social é possível: reivindicando a tradição Radical. Revista Em Pauta, Rio de Janeiro, UERJ, v. 9, n. 27, jul., 2011.
IAMAMOTO, M. V. (coord.) et al. O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina: determinantes históricos, interlocuções internacionais e memória (1960-1980), 2016. Projeto de pesquisa submetido ao Edital Universal CNPq 01/2016 (mimeo).
IAMAMOTO, M.V; SANTOS, C.M. A História pelo avesso. A reconceituação do Serviço Social na América Latina e interlocuções internacionais”. São Paulo: Cortez, 2021.
REISCH, M; ANDREWS, J. A. The Road NotTaken: a history of Radical Social Work in the United States. New York /London: Brunner–Routledge.
REVISTA CRITICAL AND RADICAL SOCIAL WORK, vol. XX, n. XXI-10 “Social Work in Latin América: historical factors, memory and internacional conecctions”. Policy Press. Bristol University - Reino Unido, 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudia Mônica dos Santos, Marilda Vilella Iamamoto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.