Trabajo Social no Paraguai

os caminhos da formação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2022.v22.37065

Palavras-chave:

Trabajo Social; Formação profissional; Trabajo Profesional; Paraguai.

Resumo

O artigo apresenta uma análise acerca dos caminhos da formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. Partimos de um estudo de caso de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura, por meio dos quais analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; os processos formativos em trabajo social; e as propostas pedagógicas expressas nos planes/programas e nas mallas curriculares das universidades pesquisadas. A revisão de literatura privilegiou os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de novas propostas curriculares. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. Foi possível identificar que a formação está direcionada por um conjunto de objetivos estabelecidos, direcionando um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que as Mallas Curriculares expressam componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Silva Neri, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestrando em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa Serviço Social, Proteção Social, Migrações e Fronteiras (UNILA) e do grupo de Estudo e Pesquisa sobre os Fundamentos e o Trabalho de Assistentes Sociais (UEL). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0395-9423.

E-mail: filipe.neri07@gmail.com.

Mabel Mascarenhas Torres, Universidade Estadual de Londrina

Assistente Social. Doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenadora do GEFTAS - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre os Fundamentos e o Trabalho de Assistentes Sociais. Vice-coordenadora da RETAS - Rede de Estudos sobre o Trabalho Profissional. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2644-8255.

Referências

AGÜERO, Stella Mary García. “La Cuestión Social en el Paraguay del Siglo XX: Trabajo Social y políticas sociales. Editorial Arandurã. Assunção. Paraguai, 2019.

ALCALÁ, Guido Rodríguez. “Introducción” y “Francia y lópez” (Ideología autoritaria, 1987). In: CREYDT, Oscar; SOLER, Lorena. Antología del pensamiento crítico paraguayo contemporáneo. Clacso, 2015.

ANEAES. Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior. Criterios de Calidad para la evaluación y acreditación de la Licenciatura en Trabajo Social. 2019.

APSSTS. Asociación de Profesionales de. Servicio Social o Trabajo. Social del Paraguay. Código de Ética del Ejercicio Profesional del Trabajo Social en el Paraguay. 2008.

BATTILANA, Nidia. LÓPEZ, Sara. Incorporación de la teoría crítica en la formación profesional del trabajo social en la Universidad Nacional de Asunción: una búsqueda sostenida. In.: Formación en trabajo social: miradas y reflexiones sobre el proceso de enseñanza. Editorial Fundación la Hendija. 2018.

BENÍTEZ, Ever Villalba. Universidad. Autonomía y Persecución. Arandurã Editorial. Paraguai. 2016.

CABRERA BRITEZ, Patricia Soledad. El derrocamiento del régimen de Stroessner y los principios de la transición democrática en Paraguay desde 1987 hasta 1993. 2012. Tese de Doutorado. uniwien.

CRISTALDO, Sara Raquel López. Educación e inclusión. Aportes para la intervención del Trabajo Social en Paraguay. Escenarios, 2021, 33.

GARCÍA, Carmen; VERA, Ada. Ejes para pensar la Matriz Histórico-Crítica en la formación del Trabajador Sociala en Paraguay. KERA YVOTY, v. 1, p. 31-42, 2016.

GARCÍA, Stella Mary. Avances y perspectivas en la formación profesional. Margen: revista de trabajo social y ciencias sociales, n. 41, p. 6, 2006. Disponível em: https://www.margen.org/suscri/margen41/garcia.html#sdfootnote2sym. Acesso em: 01 set. 2019.

GARCIA, Stella Mary. Bases para un análisis del origen del Trabajo Social en Paraguay. Assunção: Base Is. 1996.

GARCIA, Stella Mary. La reconceptualización de trabajo social em Paraguay. In Trabajo Social Latinoamericano. A 40 años de la Reconceptualización. Trabajo Social, n. 10, 2008.

GOIRIS, Fabio Aníbal Jara. Autoritarismo e democracia no Paraguai contemporâneo. Editora da UFPR, 2000.

LÓPEZ, Sara Raquel. Recorrido por la formación profesional del trabajo social en la Universidad Nacional de Asunción. In.: TRABAJO SOCIAL EN EL SIGLO XXI. Desafíos para la formación académica y profesional. Dykinson. Madrid. España. 2018.

NERI, Filipe Silva. Simetrias e Assimetrias na Formação Profissional de assistentes sociais do Arco Sul do Mercosul: um estudo de caso na UNA e UNILA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/123456789/5266. Acesso em: 24 maio. 2020.

NERI, Filipe Silva; DA SILVA, Maria Geusina. FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL E PARAGUAI: UM ESTUDO DE CASO NA UNILA E UNA. Revista Serviço Social em Perspectiva, 2021, 5.02: 183-205. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/4089. Acesso em: 20 jan. 2022.

PADRÓS, Enrique S. O Paraguai de Stroessner no Cone Sul da Segurança Nacional. Ponencia presentada en: IX Encontro Estadual de História da ANPUH-RS, Porto Alegre, Brasil, 2008.

PARAGUAY. Ley 6.220/2018 – Del ejercicio profesional del Trabajo Social en el Paraguay.

PISTILLI, Mónica. VARGAS, Manuel. Breve Historia del Trabajo Social en el Paraguay. 2016.

UNA. Universidad Nacional de Asuncion. Resolução Nº 0170-00-2020. Estabelece o Plano Curricular da carreira de Trabajo Social. 2020.

UNA. Universidade Nacional de Assunção. Resolução Nº 0183-00-2015. Por qual se aprova o pano curricular da Carreira de Trabajo Social e o plano ponte para a implementação do plano curricular da carreira de Trabajo Social 2016, do Instituto de Trabajo Social. Assunção. 2015.

UNC. Universidad Nacional de Concepción. Plano Curricular da carreira de Trabajo Social. 2012.

UNC. Universidad Nacional de Concepción. Reglamiento Especifico – Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Disponível em: https://www.fhyce.edu.py/reglamentaciones/. Acesso em: 19 jan. 2022.

UNI. Universidad Nacional de Iapua. Proyecto Educativo Institucional. Facultad de Odontología. Disponível em: https://docplayer.es/8479775-Universidad-nacional-de-concepcion-creada-por-ley-no-3201-07-facultad-de-odontologia.html. Acesso em: 19 jan. 2022.

UNP. Universidad Nacional de Pilar. Plano Curricular da carreira de Trabajo Social. 2020.

VERA, Ada. La formación disciplinar del trabajo social. Conservadurismo, derechos sociales y políticas sociales. Revista MERCOSUR de Políticas Sociales, v. 2, p. 310-325, dez. 2018. ISSN 2663-2047. Disponível em: http://revista.ismercosur.org/index.php/revista/article/view/79. Acesso em: 01 maio. 2020.

VILLAGRA, Luis Rojas. La metamorfosis del Paraguay. Del esplendor inicial a su traumática descomposición. Asunción: BASE Investigaciones Sociales, 2014.

ZÚÑIGA, Mónica Ruoti de García de. Una aproximacion al escenario del trabajador social formación académica, capacitación, perfil socio laboral, actuación profesional y participación gremial. año 2010. Dissertação de Mestrado. Universidad Americana. Paraguai. 2012.

Publicado

2022-06-20